Terraceamento já abrange 600 hectares no Oeste de Santa Catarina

O projeto “Manejo e conservação de solo e água” conduzido pela Epagri nas regiões de Xanxerê e Chapecó já transformou a realidade de dezenas de propriedades rurais. Para resolver problemas ligados a erosão e degradação dos solos, foi formado um grupo de trabalho que desenvolve ações integradas de conservação do solo e da água, aliadas à prática de terraços nas lavouras. Esse esforço já contabiliza cerca de 600 hectares de terraços construídos em mais de 30 propriedades.

A metodologia introduzida pela Epagri se chama Terraço for Windows. Ela foi desenvolvida pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e validada pela Embrapa de Passo Fundo e agora também pelo grupo de trabalho da Epagri. “Esse método tem como base a declividade do terreno, a infiltração de água no solo e o histórico de chuvas da região. A tecnologia visa captar e armazenar água no solo e evitar a erosão e a degradação do terreno, com o objetivo de obter maiores ganhos de produtividade e rentabilidade das lavouras, além dos ganhos ambientais e sociais”, explica o engenheiro-agrônomo da Epagri Marcelo Henrique Bassani, da Gerência Regional de Xanxerê.

Para saber mais sobre o terraceamento, clique aqui.

Assista também a um vídeo sobre o terraceamento: