Epagri comemora 28 anos com sessão solene em Canoinhas e educação ambiental em Lages

A programação de aniversário da Epagri segue por todo o Estado com eventos solenes e comemorativos que mostram a força da Empresa no apoio à agricultura familiar catarinense. Nos dias 12 e 13 de novembro os municípios de Canoinhas e Lages realizaram atos alusivos aos 28 anos de fundação da Empresa.

Sessão solene em Canoinhas

Em Canoinhas, a Câmara de Vereadores realizou sessão solene na noite de 12 de novembro, com a presença da presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, do prefeito Beto Passos, do vice-prefeito Renato Pike, dos vereadores locais e outras autoridades.

A sessão marcou os 28 anos de fundação da Empresa e também os 30 anos da Estação Experimental da Epagri em Canoinhas (EECan), que em seus primeiros cinco anos estava vinculada à Empasc. Em 20 de novembro de 1991 a Empasc, que fazia pesquisa agropecuária, se uniu à Acaresc, responsável pela extensão rural, e à Acarpesc, da extensão pesqueira, para fundar a Epagri.

Em seu discurso, a presidente da Epagri lembrou da importância do apoio dos municípios. “A Epagri só consegue chegar aos agricultores graças as parcerias com a prefeituras municipais”, reconheceu. Ela agradeceu também aos funcionários da Empresa, que, segundo ela, sãos os principais responsáveis pelo respaldo que a Empresa tem junto à sociedade. Edilene falou ainda do foco do trabalho da EECan, que mira no desenvolvimento regional, e deixou claro que, apesar dos 30 anos de história, ainda há muito por fazer.

O prefeito de Canoinhas, Beto Passos, lembrou que as melhores conquistas de uma sociedade vêm da pesquisa. A “Estação Experimental foi fundada para desenvolver nossa agricultura, quanta geração de renda tivemos graças ao trabalho de vossas excelências?”, pontuou. Passos destacou o trabalho de apoio da Epagri a quem mais precisa, os agricultores familiares, e reforçou a intenção de manter a parceria entre a prefeitura e a Empresa.

Na sessão solene foram homenageados funcionários, ex-funcionário e dirigentes da EECan, além de empresas e instituições que apoiam a unidade de pesquisa na sua trajetória.

Educação ambiental em Lages

No dia 13 de novembro a Gerências Regionais da Epagri em Lages e em São Joaquim realizaram o Encontro de Educação Ambiental para entrega do Prêmio Escola Ecologia. O evento, realizado ao longo de todo o dia, reuniu alunos e professores de nove escolas rurais dos municípios da região do Planalto Serrano, que apresentaram projetos ambientais desenvolvidos durante o ano. A programação proporcionou um dia diferentes para os estudantes, com música, almoço, contação de história, visita aos experimentos da Epagri e muita interação.

As nove escolas participantes apresentaram seus projetos desenvolvido ao longo de 2019. As experiências expostas giraram em torno de hortas escolares, reciclagem, educação alimentar, hortaliças orgânicas, jardinagem, entre outras.

A coordenadora do Prêmio Epagri Escola ecologia na região, extensionista Andreia Meira, relatou que essa é a 13ª edição da premiação e afirmou que não há como falar em desenvolvimento sustentável sem educação ambiental.

O Vice-prefeito de Lages, Juliano Polese, também compareceu ao Encontro e falou da sua satisfação com a participação das escolas da região na premiação. “Estamos aqui não para competir, estamos aqui para curtir e compartilhar essas experiências ambientais”, declarou Polese, numa alusão à linguagem tecnológica, tão usualmente empregada pelo público presente.

Os projetos foram apresentados pelos alunos e professores ao longo do evento. As formas de apresentação escolhidas variaram entre peças teatrais, poesias e relatos. As nove escolas presentes ganharam troféus pela participação e também foram escolhidos quatro projetos destaques entre os apresentados, listados a seguir:

Escola Título do Projeto Município
E. E.B. José Saturnino de Souza Oliveira Escola Sustentável Água: um pingo de consciência São Joaquim
Escola Nucleada Municipal de Bossoroca Resignificando os 4 R´s Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar Urupema
Escola Nucleada Bernardo Henrique Warmling Semeando o caminho para a escola Urubici
E.M. Prof. Maria Eleci Francisco Correa Construindo um mundo melhor Anita Garibaldi

programação dos 28 anos da Epagri segue por todo o Estado, sempre aberta à população, com lançamento de tecnologias, dias de campo, seminários e outras atividades. Confira e participe.