Epagri reconhece iniciativas ambientais de escolas no Planalto Serrano

  • Categoria do post:Mídia
Os projetos inscritos são ligados às atividades produtivas e focam a conscientização e a preservação

Dia 13 de novembro é especial para nove escolas rurais do Planalto Serrano que desenvolvem ações na área ambiental: será a oportunidade dos alunos sociabilizarem essas iniciativas com outros estudantes durante o Encontro de Educação Ambiental, que será realizado na Epagri em Lages, das 9h às 16h, como parte das comemorações dos 28 anos de Empresa. Nesse dia, três escolas vão receber da Epagri um destaque de referência como boa prática ambiental a ser divulgada, valorizada e replicada em outras unidades escolares ou em outros ambientes.

“O objetivo do evento não é a competição, mas a socialização das experiências”, explica a coordenadora do evento, extensionista de Lages Andréia Meira. O prêmio Epagri Escola Ecologia foi instituído em todo o Estado em 2007 para valorizar as iniciativas de educação ambiental rural visando à construção de sociedades sustentáveis em parceria com a sociedade civil e instituições públicas e privadas. Atualmente a premiação é feita em âmbito estadual: no Planalto Serrano esta é a quarta edição, da qual participam escolas de Anita Garibaldi, Campo Belo do Sul, Capão Alto, São Joaquim, Urubici e Urupema.

A educação ambiental é uma das áreas em que a Epagri tem forte atuação e o este prêmio é um dos exemplos. Andréia explica que as ações são desenvolvidas ao longo do ano pela escola e pela comunidade escolar, com apoio da Epagri e outras empresas parceiras. Os projetos inscritos são ligados às atividades produtivas e focam a conscientização e a preservação: revitalização do ambiente, uso consciente da água e do solo e destino correto do lixo são alguns exemplos. Para serem reconhecidos como destaque, todos eles passam por avaliação de uma comissão regional da Epagri. Os nomes serão divulgados apenas no dia do encontro.

28 anos da Epagri

O Encontro de Educação Ambiental faz parte das comemorações dos 28 anos de fundação da Epagri, que programou uma série de eventos durante o mês de novembro em todo o Estado para apresentar à sociedade um pouco do trabalho desenvolvido nessas quase três décadas de extensão rural e pesquisa agropecuária em Santa Catarina.

O Estado catarinense foi o primeiro, e até hoje é um dos únicos, a reunir numa empresa os serviços de pesquisa agropecuária a extensão rural. Hoje a Epagri é referência nacional e internacional em pesquisa e extensão rural. O sucesso da Empresa nesses 28 anos de existência se reflete na força do agronegócio catarinense. Santa Catarina é líder nacional na produção de maçãs, moluscos e suínos, tem a segunda maior produtividade de arroz irrigado do país, é a quarta maior produtora de leite e de mel do Brasil, tudo isso ocupando apenas 1,1% do território nacional. Grande parte desse resultado se deve ao trabalho da Epagri, que com apoio e confiança dos agricultores, vem inovando para uma agricultura cada vez mais sustentável.

Serviço

  • O que: Encontro de Educação Ambiental: Prêmio Epagri Escola Ecologia
  • Quando: 13 de novembro de 2019, das 9h às 16h
  • Onde: Estação Experimental da Epagri em Lages, rua João José Godinho, s/n, Morro do Posto.
  • Informações e entrevistas: Andréia Meira, fone (49) 3289-6426