Crédito pesqueiro moderniza a atividade em Barra Velha

  • Categoria do post:Mídia

O pescador artesanal José Manoel dos Santos, conhecido na comunidade como Seu Zezinho,  foi contemplado com recursos na ordem de R$ 22mil para compra de uma embarcação para a pesca artesanal profissional.  O montante é proveniente do Pronaf Mais Alimentos, repassado pelo Banco do Brasil. A assinatura do contrato foi feita no dia 17 de outubro, na Epagri do município, com a presença do gerente geral do banco de Cleo Eber Rigodanzo e do gerente de relacionamento Jhonatan Baretta.

O extensionista rural da Epagri em Barra Velha, Ricardo Grejianin, explica que crédito pesqueiro, de forma planejada e orientada, faz parte do trabalho da Epagri e serve como uma ferramenta de desenvolvimento e modernização da atividade de pesca artesanal, dando possibilidade de o pescador adquirir embarcações, motores, redes e petrechos de pesca. “Também são liberados recursos para manutenção de tudo isso, além do custeio da atividade,  para suprir a necessidade anual de óleo diesel, gelo e manutenção de redes e de barcos”, diz.

Segundo Ricardo, quando a Epagri passa a ser correspondentes do Pronaf com o Banco do Brasil, os técnicos passam a ter um controle maior de toda a situação, desde a conversa inicial e visita, definição do projeto, preenchimento e inserção de documentos nos sistemas Secrédito e Coban, e acompanhamento da proposta. “Além disso, temos a possibilidade de imprimir o contrato e trazer o pescador e avalistas no escritório para assinar, ficando com o banco apenas a responsabilidade de analisar o projeto e documentos e liberar os recursos. Ou seja, podemos fazer quase tudo de forma personalizada, atendendo de forma exclusiva e com horário marcado, se for necessário, dando mais conforto aos pescadores e mais agilidade na liberação dos recursos”, ressalta o extensionista.

Para ajudar ainda mais os produtores e pescadores, o Governo do Estado beneficia esse grupo com um desconto de 2,5% no juro, por meio do Programa Menos Juro Agricultura e Pesca. O objetivo é incentivar projetos de investimento em propriedades rurais e pesqueiras de todo o estado, dentro de atividades previamente definidas, com valor máximo de financiamento de R$ 100 mil e com prazo máximo de oito anos para pagar.