Sessão solene marca os 30 anos da Estação Experimental da Epagri em Canoinhas

30 anos Estação Experimental de Canoinhas
Unidade desenvolve pesquisas para a sustentabilidade da agricultura familiar do Planalto Norte Catarinense

A Câmara de Vereadores de Canoinhas, no Planalto Norte Catarinense, realiza nesta terça-feira, 12, uma sessão solene para comemorar os 30 anos da Estação Experimental da Epagri em Canoinhas (EECan). O evento será uma homenagem à história da Epagri no município e vai acontecer no legislativo municipal, a partir das 19h. A sessão solene também faz parte da programação dos 28 anos da Epagri.

Além de apresentar os trabalhos desenvolvidos nesses 30 anos de Estação, a sessão solene vai homenagear as pessoas que contribuíram para a construção da história do EECan. Serão entregues certificados de gratidão a funcionários, ex-funcionários e parceiros da Estação. O evento encerra as comemorações dos 30 anos da Estação Experimental da Epagri em Canoinhas, que já acontecem desde o início de outubro.

30 anos Estação Experimental de CanoinhasDesde a sua criação, em 1989, a Estação Experimental da Epagri em Canoinhas desenvolve pesquisas voltadas para a sustentabilidade da agricultura familiar do Planalto Norte Catarinense. A Estação está envolvida em estudos com milho, feijão, trigo e erva-mate e em 2017 lançou o cultivar de pastagem SCS315 Catarina Gigante. A EECan conta com uma equipe de 18 profissionais, entre pesquisadores, assistentes de pesquisa, operários de campo e administrativos.

28 anos da Epagri

O evento integra a programação comemorativa dos 28 anos de fundação da Epagri. A série de eventos de aniversário da Empresa segue por todo o Estado durante novembro, com lançamento de tecnologias, Dias de Campo, seminários, atividades de educação ambiental e outras, que vão apresentar à sociedade um pouco do trabalho desenvolvido nestas quase três décadas de extensão rural e pesquisa agropecuária em Santa Catarina.

O Estado catarinense foi o primeiro, e até hoje é um dos únicos, a reunir numa empresa os serviços de pesquisa agropecuária e extensão rural. A partir desse ato de ousadia e inovação se construiu uma história de sucesso. Hoje a Epagri é referência nacional e internacional em pesquisa e extensão rural. O conhecimento que produz é empregado não só em benefício dos catarinenses, mas também repercute no Brasil e no exterior.

Os cultivares de arroz, por exemplo, são utilizados em diversos países. O Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH), criado e difundido pela extensão rural da Epagri, hoje é modelo de agricultura sustentável em nível nacional e internacional. Já existe maçã desenvolvida pela Epagri que pode ser produzida e vendida na União Europeia com royalties revertidos para Santa Catarina.

O sucesso da Epagri nesses 28 anos de existência se reflete na força do agronegócio catarinense. Santa Catarina é líder nacional na produção de maçãs, cebolas, moluscos e suínos, tem a segunda maior produtividade de arroz irrigado do país, é a quarta maior produtora de leite e de mel do Brasil, tudo isso ocupando apenas 1,1% do território nacional. Grande parte desse resultado se deve ao trabalho da Epagri, que com apoio e confiança dos agricultores, vem inovando para uma agricultura cada vez mais sustentável.

Serviço:

• O quê: Sessão solene em comemoração aos os 30 anos da Estação Experimental da Epagri em Canoinhas
  • Quando: Terça-feira,12 de novembro, a partir das 19h
  • Onde: Câmara de Vereadores de Canoinhas, Rua 3 de maio, n°150 – Centro, Canoinhas – SC.
  • Informações e entrevistas: Gilcimar Adriano Vogt, Gerente da EECan, pelos fones (47) 3627-4199 / (47) 99692-0240

Gisele Dias, jornalista: (48) 99989-2992 / 3665-5147
Cinthia Andruchak Freitas, jornalista: (48) 3665-5344