Florianópolis vai sediar o próximo Congresso Brasileiro de Fruticultura

  • Categoria do post:Mídia

A Epagri será umas das instituições organizadoras do próximo Congresso Brasileiro de Fruticultura, previsto para 2021, em Florianópolis. A escolha do local foi feita na última edição do evento, que aconteceu de 30 de setembro a 4 de outubro, em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). Fazem parte da comissão a UDESC, a UFSC e a Embrapa.

Segundo o presidente da comissão organizadora do evento em 2021, pesquisador da Epagri Henrique Belmonte Petry, a iniciativa dessas instituições em trazer o próximo congresso para Santa Catarina demonstra a importância do estado para a fruticultura nacional, já que esta será a terceira vez que Florianópolis vai sediar este evento. “Os trabalhos dessas instituições, muitos deles em conjunto, têm conseguido fazer a diferença aos fruticultores catarinenses ao colocar muitas culturas em destaque no mercado nacional de frutas. O protagonismo catarinense na fruticultura será coroado com a realização desse evento”, diz Henrique.

A Epagri possui diversos projetos  de pesquisa relacionados à fruticultura de clima temperado e de clima tropical.  São cerca de 50 pesquisadores trabalhando na área. “Além disso, somente na fruticultura, a Empresa já disponibilizou à sociedade 86 tecnologias. Esse corpo técnico e essas tecnologias desenvolvidas auxiliaram os produtores do estado a alcançar as primeiras posições em indicadores de produtividade das principais espécies cultivadas, como a maçã, a banana, a ameixa, o pessêgo, a nectarina, a pera, a uva e o maracujá. Nessas culturas Santa Catarina tem produção destacada em nível nacional: está entre os cinco maiores produtores”, ressalta o pesquisador

Pesquisadores da Epagri no congresso de 2019

O congresso – O Congresso Brasileiro de Fruticultura é um evento bienal realizado pela Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF). É um amplo fórum de discussão entre instituições nacionais e internacionais que se dedicam à pesquisa em fruticultura tropical e temperada.

Na edição de 2019 os 13 pesquisadores da Epagri presentes no evento apresentaram cerca de 30 trabalhos e proferiram duas palestras. O congresso teve como tema central “Fruticultura de Precisão – Desafios e Oportunidades”, tema atual à fruticultura brasileira, que está em plena expansão e modernização. Foram apresentadas e discutidas as mais modernas técnicas utilizadas no processo de produção de frutas para o mercado nacional e internacional, como a utilização de drones, sensores, scanners, fertirrigação, controle biológico, bioestimulantes e novos cultivares adaptados a novas regiões produtoras.

O local do evento (Petrolina e Juazeiro) é um dos mais importantes polos de produção de frutas tropicais e temperadas do Brasil, onde a tecnificação, fertirrigação e agricultura de precisão são pontos de extrema relevância para o sucesso das frutíferas cultivadas, pois o clima é extremamente seco e quente. Em função disso, a região é o principal polo exportador de frutas do Brasil e fornecedor de frutas frescas para todo o país.