Primeira mulher presidente da Sociedade Latino-Americana de Ciência do Solo é da Epagri

  • Categoria do post:Mídia
Presidente da SLCS Elisângela (à esq.) com as pesquisadoras Fátima de Souza Moreira (SBCS), Laura Reyes Sanches (presidente da IUSS) e Mari Selva Vieira (Secretária Geral da SLCS)

A pesquisadora da Epagri/Ciram, Elisângela Benedet da Silva, foi indicada pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) para ser a presidente da Sociedade Latino-Americana de Ciência do Solo (SLCS) no período 2019-2021. Sua indicação foi aceita na Assembleia de presidentes e homologada por unanimidade pela Assembleia Geral da SLCS, realizada durante o XXII CLACS em Montevideo, Uruguai, no dia 10 de outubro de 2019.

Elisângela espera contribuir para uma maior aproximação entre as sociedades nacionais, universidades, centros de pesquisa e extensão e tomadores de decisão nos países membros da entidade, atuando também em conjunto com a União Internacional de Ciência do Solo (IUSS). “Consideramos que com uma pesquisadora da Epagri na função, teremos maiores oportunidades de conhecer os trabalhos que estão sendo desenvolvidos nas comunidades científicas da América Latina e de dar maior visibilidade aos nossos trabalhos”, diz a nova presidente da SLCS.

A presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, reconhece a importância dessa indicação para a história da Empresa. “Ter uma pesquisadora jovem e mulher nesse cargo põe em prática a política da Epagri de inserir as novas gerações em cargos diretivos e reduzir as diferenças entre os gêneros”, diz ela.

A SLCS é uma associação de sociedades científicas nacionais de toda a América Latina, mas reúne também Espanha e Portugal, devido aos laços históricos e culturais com a América Latina. É constituída por um comitê executivo, formado pela presidência e secretaria geral e por um comitê diretivo, formado pelas sociedades científicas nacionais. A SLCS foi criada em 1954 e essa é a primeira vez que a sociedade tem uma presidente mulher.