Riqueza sedia encontro regional sobre cultura do tomate

Mais de 60 pessoas, entre produtores, extensionistas da Epagri e técnicos agrícolas de diversos municípios do Oeste Catarinense participaram de um encontro regional sobre a cultura do tomate no município de Riqueza, no dia 3 de outubro. As atividades foram conduzidas pelo pesquisador Rafael Ricardo Cantú, da Estação Experimental da Epagri em Itajaí, que falou sobre o cultivo protegido de tomateiro.

A parte teórica foi realizada no Plenário da Câmara de Vereadores e a parte prática na propriedade da família do produtor Volnei Sandri. Dentre os assuntos apresentados estão a origem e a história do tomate, a fertilidade do solo, a fitossanidade e os tratos culturais.

Atualmente em Riqueza as famílias de Joarez Dorvalino da Rosa, Volnei Sandri e Waldemar Ieggli trabalham na produção e comercialização do produto. A Epagri contribui com a rastreabilidade, planejamento, análises e orientações a esses produtores, visando ao crescimento da atividade no município.

Para o secretário de Agricultura, Claudecir Cecato, o evento dá visibilidade ao município em um âmbito regional, o que evidencia o trabalho da Epagri e também dos produtores riquezenses. “A produção de tomates é uma alternativa muito interessante aos nossos agricultores, com potencial de beneficiar nossas famílias e o município, de modo geral”, explica.

Segundo o extensionista da Epagri em Riqueza, Douglas Gato, a atividade faz parte do planejamento de ações voltadas aos agricultores envolvidos no Programa Horta Santa, que acontece em parceira entre Governo do Estado e a Fecoagro, visando ao desenvolvimento da produção de hortaliças na região.

O encontro foi promovido pela equipe local da Epagri, em parceria com a Secretaria de Agricultura e oBanco do Brasil do município.

Quer saber mais sobre as vantagens do cultivo protegido do tomateiro? Assista ao vídeo a seguir.