Agricultores do sul catarinense conhecem empreendimentos na Serra Gaúcha

  • Categoria do post:Mídia

Agricultores familiares de quatro cooperativas do Sul do Estado viajaram à Serra Gaúcha no fim de setembro em busca de conhecimento para melhorar a produção nas agroindústrias e a organização das cooperativas, além de conhecer experiências de turismo rural. A excursão foi uma ação do Programa Mais Gestão com agricultores da Cooperbelluno, de Siderópolis, da Coopersombrio, de Sombrio, da Coopervida, de Praia Grande, e da Cooper Morro da Fumaça, de Morro da Fumaça.

Em Gramado, o grupo visitou o Fornos de Gramado, um local de fabricação e venda de pães, cucas e bolachas feitos na hora. Depois, os agricultores conheceram a Casa do Colono e do Artesanato e a Praça das Etnias. Seguindo a viagem, fizeram o primeiro roteiro de turismo rural do município, chamado Raízes Coloniais.

A excursão seguiu em Nova Petrópolis com uma visita ao Centro de Regional de Qualificação Profissional de Produtores da Emater/RS. Na comunidade de Nove Colônias, os visitantes conheceram agroindústrias de queijo colonial, sucos e geleias e uma pousada com museu. Todos esses empreendimentos recebem turistas diariamente, o que agrega valor à atividade das agroindústrias.