Epagri apresenta metodologia de mapeamento da maçã em evento nacional

  • Categoria do post:Mídia
metodologia para mapeamento da maçã
Metodologia para mapeamento da maçã tem baixo custo e alta precisão

O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram) apresentou a metodologia desenvolvida para mapeamento dos pomares de maçã no estado, durante o XXVI Congresso Brasileiro de Fruticultura, realizado entre 30 de setembro de 4 de outubro nas cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). O evento teve como tema “Fruticultura de Precisão”.

A apresentação foi feita pelo pesquisador Fábio Zambonim, da equipe da Epagri/Ciram. Ele mostrou aos presentes resultados de pesquisas com frutíferas nativas e exóticas em Santa Catarina. A metodologia de mapeamento foi o destaque da apresentação. Ela é considerada de baixo custo e permitirá que, até o final de 2020, os cerca de 16.500 hectares de pomares de maçã cultivados no Estado estejam mapeados com alto grau de confiabilidade.

O mapeamento faz parte do trabalho “Sensoriamento Remoto Aplicado ao Mapeamento da Cultura da Maçã em Santa Catarina”, um projeto de pesquisa liderado por Kleber Trabaquini, também pesquisador da Epagri/Ciram.