Seminário de apicultura e meliponicultura reúne 117 pessoas em Blumenau

seminário apicultura e meliponicultura Blumenau
Seminário teve presença de apicultores e meliponicultores do Vale do Itajaí e Vale do Itapocu

O Seminário Regional de Criadores de Abelhas Com e Sem Ferrão reuniu 117 pessoas em Blumenau, no dia 5 de outubro, para tratar do fortalecimento da comunicação dos apicultores e meliponicultores com a Epagri e outras instituições da área. O evento foi realizado pela Epagri em parceria com a Furb e aconteceu na sede da Faculdade.

O Seminário foi formado por três palestras e três oficinas. O professor Sergio Luiz Althoff foi um dos colabores especiais, que ministrou a oficina multiplicação de abelhas sem ferrão, realizada à tarde no Campus 1. Os apicultores Hans Volles Junior e Silvio Augusto Girardi realizaram as oficinas de alimentação e introdução de rainha, respectivamente. As palestras ficaram a cargo de Ivanir Cella, coordenador de apicultura da Epagri; Nelita Fabiana Moratelli, extensionista da Epagri em Blumenau; Luiz Miguel Rech e Sigfried Frömming.

O depoimento da médica-veterinária Madlaine Frigo Silveira Barbosa de Macedo, responsável por sanidade apícola na Cidasc, foi um dos destaques do evento. Ela falou sobre a importância de cadastrar os apiários e meliponários na Companhia. O cadastro facilita o monitoramento das colmeias em relação à notificação de doenças e poderá ser usado como uma ferramenta de alerta no caso de mortalidade de enxames.

A mesa de autoridades do Seminário Regional de Criadores de Abelhas Com e Sem Ferrão foi composta por membros do Poder Executivo de Blumenau, representantes das associações de criadores de abelhas com e sem ferrão de Blumenau (BlumenApis e AME), representantes da Furb e responsáveis técnicos da Epagri e Cidasc. Estiveram presentes apicultores e meliponicultores dos municípios da região do Vale do Itajaí e do Vale do Itapocu, em Joinville.