Famílias aprimoram o conhecimento em produção de leite em Paraíso

  • Categoria do post:Mídia
produção de leite
Manejo das pastagens foi um dos temas do evento

A Epagri reuniu na Linha Grápia, em Paraíso, famílias rurais do Extremo Oeste Catarinense que têm Unidades de Referência Tecnológica (URTs) de produção de leite. O objetivo do encontro, realizado no dia 2 de outubro, foi capacitar os participantes, estimular a troca de experiências e apresentar os resultados alcançados nas URTs. Participaram do evento extensionistas e famílias rurais dos municípios de Bandeirante, Barra Bonita, Descanso, Guaraciaba, Paraíso e São Miguel do Oeste.

Durante a manhã, os agricultores assistiram a uma palestra sobre custos de produção e qualidade da silagem com o técnico agrícola Valmir Kretschmer, da Epagri. O médico-veterinário Jaime Vieira Prestes ministrou uma palestra sobre homeopatia animal.

À tarde, os participantes visitaram a URT de Lari e Cristiane Siebeneichler, em Paraíso, onde puderam avaliar o trabalho realizado com homeopatia animal no tratamento de verrugas, o manejo do solo, das pastagens e do rebanho leiteiro, além das melhorias realizadas na propriedade. “A propriedade melhorou a produtividade e aumentou o lucro proveniente da venda do leite, reduzindo custos com a implantação de pastagens perenes e a melhoria genética dos animais”, disse o agricultor Lari Siebeneichler.

Para Cristiane, “o aumento na produtividade do leite foi percebido depois que conseguimos armazenar água da chuva e proteger as fontes para distribuir água em todos os piquetes”. A melhoria na água também ajudou a diminuir a quantidade de células somáticas presentes no leite, o que indica saúde da glândula mamária das vacas.

Produção de leite
Produtores de leite de seis municípios estiveram no encontro

A família também plantou mudas de noz-pecã nos piquetes para aumentar a sombra e o bem-estar dos animais, além de garantir uma alternativa de renda aliada à produção leiteira.

A engenheira-agrônoma Andreia Sevald, da Epagri de Paraíso, apresentou a evolução da fertilidade do solo nas áreas onde foi implantando o sistema de piqueteamento das pastagens. Os participantes puderam conferir o aumento exponencial da matéria orgânica do solo e dos teores de nutrientes.

Na avaliação do engenheiro-agrônomo da Epagri Clístenes Antônio Guadagnin, “o encontro proporcionou a troca de experiências e a melhoria das atividades produtivas, além da integração entre técnicos e agricultores com foco em sustentabilidade econômica, social e ambiental da agricultura familiar”.

Quer aprender mais sobre a qualidade do leite:? Então assista ao vídeo produzido pela equipe de TV da Epagri: