Epagri avalia trabalho com propriedades produtoras de leite da região de Chapecó

  • Categoria do post:Mídia
Seminário Estadual de Bovinocultura de Leite
Seminário Estadual de Bovinocultura de Leite vai apresentar resultados de propriedades

Na sexta-feira, 18, a Epagri apresenta aos agricultores da região de Chapecó resultados técnicos, econômicos e ambientais das suas Unidades de Referência Tecnológicas (URTs) em pecuária, durante o 2° Seminário Estadual de Bovinocultura de Leite. O evento inicia às 9h, na Epagri/Cepaf, e segue a tarde em uma propriedade da região.

URTs são propriedades rurais selecionadas entre as famílias atendidas pela Epagri para receberem as mais recentes tecnologias. Depois de consolidadas, elas servem de modelo para outras com características semelhantes.

“A pecuária catarinense precisa construir fóruns de discussão, com análise de resultados técnicos-econômicos, visando construir sistemas produtivos competitivos, sustentáveis e com alta capacidade de resiliência”, avalia Carlos Otávio Mader Fernandes, Coordenador Estadual de Pecuária da Epagri.

Ele lembra também que é fundamental que os diferentes elos da cadeia produtiva tenham uma maior participação e comprometimento em relação ao desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do leite. “Neste sentido, a Epagri espera contribuir com análise dos resultados em relação aos sistemas produtivos propostos, através dos resultados das URTs”, explica Mader.

A primeira parte do Seminário acontece na sede do Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar da Epagri (Epagri/Cepaf).  Será apresentada a análise da rentabilidade dos sistemas produtivos à base de pastagens perenes acompanhados pelo Programa Pecuária da Epagri no período de 2014 a 2018. Os resultados técnicos serão relacionados com a margem líquida por hectare e rentabilidade.

À tarde será realizado um Dia de Campo na propriedade da família Dedonatti, no município de Arvoredo. No entendimento de Mader essa é atualmente a URT com o sistema mais ajustado em relação à proposta de produção de leite da Epagri.

Serviço

  • O que: 2° Seminário Estadual de Bovinocultura de Leite Epagri
  • Quando: sexta-feira, 18 de outubro
  • Onde: na Epagri/Cepaf no período da manhã (Serv. Ferdinando Tusset, S/N, Bairro São Cristovão, Chapecó) e na propriedade da família Dedonatti, em Arvoredo, no período da tarde
  • Informações e entrevistas: Carlos Otávio Mader Fernandes, Coordenador Estadual de Pecuária da Epagri, pelo fone (49) 3442-2984

Informações para a imprensa
Gisele Dias, jornalista: (48) 99989-2992 / 3665-5147
Cinthia Andruchak Freitas, jornalista: (48) 36655344
Isabela Schwengber, jornalista: (48) 3665-5407