Epagri apresenta trabalho com plantas bioativas em evento no RS

  • Categoria do post:Mídia
Espinheira-santa é um exemplo de planta bioativa

O trabalho da Epagri foi destaque na 13° Reunião Técnica Estadual Sobre Plantas Bioativas e no I Congresso Sul-Brasileiro sobre Plantas Bioativas, realizados de 16 a 20 de setembro em Santa Cruz do Sul (RS). O pesquisador Andrey Martinez Rebelo, da Estação Experimental de Itajaí, apresentou a palestra “Plantas bioativas: da farmácia, para o campo”, tratando sobre o potencial do uso dessas plantas como fonte alternativa de controle fitossanitário. Ele ainda realizou uma oficina sobre extratos e óleos essenciais de plantas para pesquisa.

A palestra de abertura também teve envolvimento da Epagri. Antônio Amaury Silva Júnior, pesquisador aposentado da Empresa, falou sobre “Avanços nas pesquisas de plantas bioativas de futuro”, com uma série de referências ao trabalho realizado na Epagri.

A Reunião Técnica Estadual de Plantas Bioativas é um evento itinerante que envolve pesquisadores, professores, estudantes, técnicos, extensionistas rurais e profissionais de diferentes áreas para promover a troca de saberes científicos e populares e de experiências sobre esse tema. Esta edição do encontro, que contou com 350 inscritos, foi acompanhada pelo I Congresso Sul-Brasileiro sobre Plantas Bioativas.

Os eventos, organizados pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e pela Emater/RS, priorizaram o tema “Ciência, saberes e práticas tradicionais em plantas bioativas”, contemplando a discussão de três eixos: Homeopatia e fitoterapia, Plantas medicinais na saúde pública, e Meio ambiente, biodiversidade e sustentabilidade.

Quer saber mais sobre plantas bioativas? Clique aqui para baixar gratuitamente um boletim didático sobre o cultivo dessas espécies.