Agricultores debatem tecnologias para produção de feijão em São José do Cerrito

Tecnologias para a produção de grãos foram tema do seminário que a Epagri realizou em São José do Cerrito com foco na cultura do feijão. O encontro, realizado no dia 26 de setembro no Centro de Eventos do município, reuniu cerca de 80 participantes. O evento faz parte do Programa Mais Gestão, resultado de uma parceria firmada entre a Epagri e a Anater, com apoio da prefeitura e do Sicoob.

O objetivo do seminário foi discutir e apresentar alternativas aos entraves que estão desestimulando a produção de feijão na região. Técnicos de diferentes unidades da Epagri reforçaram entre os agricultores a viabilidade técnica e econômica dessa cultura e apresentaram resultados obtidos em uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) conduzida no município na safra 2018/19. Os participantes ainda assistiram a palestras sobre renda e mercado de grãos, manejo da cultura, novos cultivares, manejo integrado de doenças e o futuro da agricultura no município.

De acordo com o Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), a área de produção de feijão vem diminuindo em Santa Catarina e até mesmo no município de São José do Cerrito, conhecido como a “Capital catarinense do feijão”. “Atribui-se essa situação a fatores conjunturais, como as oscilações de mercado próprias do produto, associados à diminuição da mão de obra disponível e ao desconhecimento de tecnologias de baixo custo e acessíveis ao pequeno produtor”, resume o extensionista Ivo Pacheco de Andrade, da Epagri de São José do Cerrito.

Conheça aqui algumas das tecnologias da Epagri para a produção de feijão: