Dia de Campo abre comemorações dos 30 anos da Estação Experimental da Epagri em Canoinhas

• Post category:Mídia
Estação Experimental da Epagri em Canoinhas
Estação Experimental da Epagri em Canoinhas completa 30 anos em 9 de novembro

A Estação Experimental da Epagri em Canoinhas (EECan) realiza nesta quarta-feira, 9, Dia de Campo para demonstrar seu trabalho e abrir as comemorações dos 30 anos de atuação da unidade de pesquisa. A atividade acontece das 13h30min às 17h30min, no Campo Experimental Salto Canoinhas, no município de Papanduva/SC.

Estarão reunidos no Dia de Campo agricultores, técnicos e estudantes de toda região do Planalto Norte Catarinense. Eles vão conhecer as pesquisas realizadas pela EECan com erva-mate, pastagens perenes de verão, plantas de cobertura do solo e também ações desenvolvidas pelo IFSC Campus Canoinhas e Embrapa Canoinhas.

Na unidade com erva-mate serão apresentados os trabalhos em andamento relacionados à promoção da Indicação Geográfica (IG), como seleção de plantas matrizes e manejo. Em pastagens, serão apresentados os resultados preliminares da avaliação de genótipos de Missioneira Gigante. Também serão demonstradas práticas de conservação e uso dos solos, como plantas de cobertura, plantio em nível, uso de terraços e rotação de culturas.

O Dia de Campo vai trazer trabalhos desenvolvidos em parcerias com a Estação Experimental da Epagri em Lages e com a Gerência Regional da Epagri em Canoinhas. Também serão expostas pesquisas feitas pelo IFSC e pela Embrapa.

30 anos da EECan

Estação Experimental da Epagri em Canoinhas A Estação Experimental da Epagri em Canoinhas foi em fundada em 9 de novembro de 1989 para atuar em pesquisas que promovessem o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar do Planalto Norte Catarinense, através da geração de conhecimentos e de tecnologias apropriadas para as cadeias produtivas da região.

Desenvolve pesquisas nas áreas de produtos alternativos para o solo, melhoramento de áreas de caíva, avaliação de gramíneas e avaliação de pastagens de inverno. Também está envolvida com estudos em milho, feijão, trigo e erva-mate. Em 2017 lançou o cultivar de pastagem SCS315 Catarina Gigante. Conta com uma equipe de 18 profissionais, entre pesquisadores, assistentes de pesquisa, operários de campo e administrativos.

O Dia de Campo abre as atividades comemorativas dos 30 anos da unidade de pesquisa. Até o final de 2019 serão realizadas outras ações, com destaque para uma sessão solene na Câmara Municipal de Canoinhas agendada para o dia 12 de novembro, às 19h.

Serviço

• O que: Dia de Campo em comemoração aos 30 anos da Estação Experimental da Epagri em Canoinhas
  • Quando: Quarta-feira, 9 de outubro, a partir das 13h30min
  • Onde: Em Papanduva, no Campo Experimental Salto Canoinhas – Rodovia SC 477, logo após a ponte sobre o Rio Canoinhas, sentido Major Vieira