Dia de Campo abre comemorações dos 30 anos da Estação Experimental da Epagri em Canoinhas

Estação Experimental da Epagri em Canoinhas

Estação Experimental da Epagri em Canoinhas completa 30 anos em 9 de novembro

A Estação Experimental da Epagri em Canoinhas (EECan) realiza nesta quarta-feira, 9, Dia de Campo para demonstrar seu trabalho e abrir as comemorações dos 30 anos de atuação da unidade de pesquisa. A atividade acontece das 13h30min às 17h30min, no Campo Experimental Salto Canoinhas, no município de Papanduva/SC.

Estarão reunidos no Dia de Campo agricultores, técnicos e estudantes de toda região do Planalto Norte Catarinense. Eles vão conhecer as pesquisas realizadas pela EECan com erva-mate, pastagens perenes de verão, plantas de cobertura do solo e também ações desenvolvidas pelo IFSC Campus Canoinhas e Embrapa Canoinhas.

Na unidade com erva-mate serão apresentados os trabalhos em andamento relacionados à promoção da Indicação Geográfica (IG), como seleção de plantas matrizes e manejo. Em pastagens, serão apresentados os resultados preliminares da avaliação de genótipos de Missioneira Gigante. Também serão demonstradas práticas de conservação e uso dos solos, como plantas de cobertura, plantio em nível, uso de terraços e rotação de culturas.

O Dia de Campo vai trazer trabalhos desenvolvidos em parcerias com a Estação Experimental da Epagri em Lages e com a Gerência Regional da Epagri em Canoinhas. Também serão expostas pesquisas feitas pelo IFSC e pela Embrapa.

30 anos da EECan

Estação Experimental da Epagri em Canoinhas A Estação Experimental da Epagri em Canoinhas foi em fundada em 9 de novembro de 1989 para atuar em pesquisas que promovessem o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar do Planalto Norte Catarinense, através da geração de conhecimentos e de tecnologias apropriadas para as cadeias produtivas da região.

Desenvolve pesquisas nas áreas de produtos alternativos para o solo, melhoramento de áreas de caíva, avaliação de gramíneas e avaliação de pastagens de inverno. Também está envolvida com estudos em milho, feijão, trigo e erva-mate. Em 2017 lançou o cultivar de pastagem SCS315 Catarina Gigante. Conta com uma equipe de 18 profissionais, entre pesquisadores, assistentes de pesquisa, operários de campo e administrativos.

O Dia de Campo abre as atividades comemorativas dos 30 anos da unidade de pesquisa. Até o final de 2019 serão realizadas outras ações, com destaque para uma sessão solene na Câmara Municipal de Canoinhas agendada para o dia 12 de novembro, às 19h.

Serviço

• O que: Dia de Campo em comemoração aos 30 anos da Estação Experimental da Epagri em Canoinhas
  • Quando: Quarta-feira, 9 de outubro, a partir das 13h30min
  • Onde: Em Papanduva, no Campo Experimental Salto Canoinhas – Rodovia SC 477, logo após a ponte sobre o Rio Canoinhas, sentido Major Vieira