Manejo do morango semi-hidropônico é tema de encontro no Sul do Estado

  • Categoria do post:Mídia
Foto: José Nicolau Fernandes

Mais de 70 pessoas se reuniram em Içara, um dos maiores produtores de morango no Sul Catarinense, para aprimorar os conhecimentos na produção de morango semi-hidropônico. O evento foi no dia 25 de setembro e promoveu discussões sobre o sistema de condução, substrato, pragas e doenças, controle químico e biológico, custos de produção e dicas em geral.

Segundo o extensionista da Epagri em Içara, Saymon Zeferino, a maioria dos modelos de cultivo adotados no município é de morango semi hidropônico, conduzido em bancadas suspensas e sob mini túneis plásticos. “O produtor precisa dominar o manejo da fertirrigação para a formulação da solução nutritiva e ficar atento à fitossanidade, principalmente em relação a fungos e a pragas como o ácaro”, alerta ele.

Saymon afirma que a atividade é rentável e uma boa alternativa para a agricultura familiar, apesar do alto investimento inicial em estrutura e sistema de irrigação, bem como na aquisição das mudas importadas. “Esse encontro foi concebido por conta da expansão da cultura e do alto nível de conhecimento exigido”, ressalta o extensionista.

O encontro foi realizado sob orientação do pesquisador da Estação Experimental de Ituporanga, Francisco O. Gervini de Menezes Júnior, e aproximou extensionistas e agricultores do Sul do Estado. No evento os participantes caminharam por lavouras de morango para verificar na prática o conteúdo repassado pelo pesquisador.

 

Quer saber mais sobre o cultivo de morango semi-hidropônico? Confira no vídeo abaixo: