Unidades de Referência Tecnológica: agricultores apresentam casos de sucesso em Araranguá

As Unidades de Referência Tecnológica (URTs) são propriedades rurais selecionadas pelos técnicos da Epagri para receber novas tecnologias e servir de modelo para agricultores da região. Nesses locais são realizados cursos, dias de campo, oficinas e reuniões para que os participantes vejam, na prática, que vale a pena adotar as tecnologias orientadas pela Epagri. No dia 17 de setembro, o Centro de Treinamento da Epagri de Araranguá sediou um Seminário Regional sobre as URTs instaladas com recursos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

No encontro, os participantes conheceram casos de sucesso das URTs e assistiram a palestras sobre conservação do solo e da água e gestão da propriedade. O engenheiro-agrônomo Reginaldo Ghellere levou a experiência da agricultora Gilvania Fraga, de Meleiro. A produtora de arroz explicou a importância de anotar todos os custos de produção e também falou de desafios do meio rural.

Depois da discussão dos temas técnicos, produtores e extensionistas expuseram suas experiências nas Unidades de Referência Técnica em diferentes cadeias produtivas. Os membros da URT de arroz falaram sobre armazenamento de água, enquanto os participantes da URT de milho destacaram a conservação do solo, utilizando técnicas como adubação verde e plantio direto. Nas unidades de fruticultura e olericultura, o uso racional de insumos e o plantio direto foram destaques. Na pecuária de leite a gestão se mostrou a alma do sucesso, e na pecuária de corte os participantes viram que a produção de carne à base de pasto tem o menor custo de produção, aliando responsabilidade ambiental e ciclagem de nutrientes.

Para Edson Borba Teixeira, gerente da Epagri na região de Criciúma, “o trabalho com URTs se mostrou uma importante ferramenta de extensão rural, na qual técnicos e produtores podem aprender com as experiências vivenciadas na prática. O seminário mostrou a riqueza desse trabalho”.