Crianças de  São Domingos aprendem a importância das abelhas nativas

  • Post category:Mídia

A importância das abelhas nativas, sua função no ecossistema e como preservá-las foram os temas desenvolvidos por 150 alunos da escola Nair Teixeira Morscheisser, de São Domingos, em visita ao Parque das Araucárias, unidade de conservação localizada nos municípios de São Domingos e Galvão. A excursão foi realizada no dia 25 de setembro e fez parte das comemorações ao dia da árvore, que é celebrado em 21 de setembro. Durante a excursão o grupo fez uma trilha ecológica e participou de uma oficina de meliponicultura, que incluiu também alguns professores.

“O resultado dessa ação é que capacitamos quase 160 pessoas para construir iscas para coleta de abelhas sem ferrão, partindo de lixo reciclável como garrafas pet, lonas vinílicas, jornais velhos e barbantes de nylon”, ressalta o extensionista da Epagri em São Domingos, João Henrique de Souza Duarte. O grupo também participou de uma apresentação com as principais espécies de abelhas sem ferrão de Santa Catarina e de São Domingos e teve a oportunidade de observar um enxame de abelhas Manduri em um toco de árvore durante a trilha ecológica.

Segundo o extensionista, um dos pontos altos do evento foi a aula prática de manejo de abelhas Jataí capturadas em iscas de garrafa Pet e realocadas em caixas específicas para essa espécie. Os alunos manusearam caixas e abelha e se deliciaram com o mel colhido diretamente das caixas.

Na oficina cada aluno construiu a sua isca levou para casa uma nova oportunidade de multiplicação de abelhas silvestres. “Educação ambiental com crianças dessa faixa etária tem grande alcance. Cada um dos presentes se tornou um multiplicador de abelhas e com certeza vai contribuir para o futuro da humanidade”, comemora João Henrique.

O Parque das Araucárias foi criado em 2003 e possui uma área de 612 hectares. A unidade está sob a responsabilidade do Governo do Estado e conta com várias trilhas ecológicas, quiosques, centro administrativo e museu, além de exemplares da flora e da fauna local. A excursão dos escolares de São Domingos foi organizada pela Epagri e Secretaria da Educação em parceria com a administração do parque.

Que saber mais sobre as abelhas nativas e sua importância para o meio ambiente? Assista o vídeo a seguir: