Encontro debate manejo e conservação do solo em Barra Bonita

Debater os principais problemas e soluções relacionados ao uso, manejo e conservação do solo no Oeste Catarinense. Esse foi o objetivo do encontro promovido com mais de 100 agricultores de Barra Bonita no dia 18 de setembro, na comunidade de Linha Polaca. O evento contou com a presença da Presidente da Epagri,engenheira-agrônoma Edilene Steinwandter, que destacou a importância da conservação do solo como um dos importantes trabalhos para a sustentabilidade das cadeias produtivas, a melhoria da qualidade ambiental e a promoção da qualidade de vida das famílias rurais catarinenses.

O encontro teve duas palestras: “Manejo conservacionista do solo e água”, com o pesquisador da Epagri/Cepaf Leandro do Prado Wildner, e “Adubação verde para construção do solo vivo”, com o engenheiro-agrônomo André Luis Rech, da Raíx Sematter Sementes. A programação contou ainda com demonstração prática de operações agrícolas de descompactação do solo e semeadura direta em plantio direto.

Segundo o engenheiro-agrônomo Clístenes Antônio Guadagnin, líder do programa Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental da Epagri no Extremo Oeste Catarinense, os principais problemas relacionados à conservação do solo na agropecuária da região são a compactação do solo, a falta de plantas de cobertura e a ausência de rotação de culturas. “Esses problemas provocam a degradação da estrutura física, que por consequência provoca uma baixa capacidade de infiltração e um pequeno armazenamento de água no solo, fatores que comprometem a produtividade agrícola. A melhor forma de recuperar e aumentar a fertilidade do solo com impactos positivos na qualidade e quantidade de água é o aumento da matéria orgânica através do uso de plantas de cobertura permanente, visto que a produção de palha e de raízes é o que garante o aporte de carbono e a melhoria da qualidade estrutural do solo”.

O prefeito Moacir Piroca destacou que a agropecuária representa mais de 90% da economia Barra Bonita. “O solo é a base da nossa produção. Por isso a administração municipal se preocupa em apoiar ações para a conservação do solo de forma a valorizar e incentivar os agricultores na busca de soluções para a melhoria da qualidade de vida das famílias barra bonitenses através de inovações e muito trabalho”.  O secretário municipal da Agricultura, Claudimir Luiz Dassi, reforça: “Temos todos a obrigação de cuidar do solo que é o nosso maior patrimônio”.

Guadagnin afirma que os agricultores ainda têm muitas questões a resolver como o uso contínuo da mesma área com safra e safrinha para produção de silagem, o manejo excessivo e inadequado do solo sem o devido planejamento para manter uma quantidade mínima de resíduos vegetais, o excesso de tráfego de máquinas em condições inadequadas de umidade do solo e o uso excessivo de grades aradoras, que representam grandes desafios à melhoria e conservação do solo e da água.

“As estratégias para melhorar a fertilidade do solo devem necessariamente contemplar a utilização de plantas de cobertura para produção de palha e raiz que aumentem a matéria orgânica do solo, a rotação de culturas com diferentes espécies, a adoção dos princípios da agricultura conservacionista como a semeadura em contorno, a diversificação de culturas, a descompactação do solo segundo critérios técnicos e a construção de terraços agrícolas que são, na dimensão ambiental,  o foco dos trabalhos dos extensionistas da Epagri nos 40 municípios da região do Extremo Oeste Catarinense”, diz Clístenes.

O extensionista rural da Epagri de Barra Bonita, Claudinei Isoton, lembra que o encontro é uma parceria entre a Empresa, a secretaria da agricultura do município, a prefeitura, o Sicoob, a Raíx Sematter Sementes e a Rodomac Tratores.