Vice-governadora destaca profissionalização em encontro de Jovens Rurais da Grande Florianópolis

O acesso à tecnologia, a importância da profissionalização e o papel transformador do jovem no meio rural foram alguns dos assuntos abordados pela vice-governadora Daniela Reinehr no encontro para egressos e novos alunos do curso de Organização, Gestão e Protagonismo com Jovens Rurais, da região da Grande Florianópolis. O evento foi realizado nesta quarta-feira, 25, em São José.

“O futuro da agricultura catarinense está na mão de cada um de vocês. Expandam o aprendizado ao máximo e levem para a propriedade mais tecnologia e gestão. Santa Catarina está tendo cada vez mais possibilidades e oportunidades de mercado devido à qualidade dos nossos produtos. Isso representa a força dos agricultores que trabalham incansavelmente. O Governo do Estado reconhece e tem muito orgulho do trabalho de todos vocês”, disse a vice-governadora.

O objetivo do encontro é integrar, promovendo um momento de reflexão sobre a condição de permanência ou de inserção do jovem rural no contexto da agricultura familiar, além de possibilitar a troca de experiências entre os participantes. A Epagri realiza o curso para jovens rurais e já formou 1.890 alunos, em 13 Centros de Treinamento. Na região da Grande Florianópolis, as atividades ocorrem desde 2013 e já formaram cerca de 156 pessoas.

O secretário da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Ricardo de Gouvêa, que também participou o encontro, destacou a importância dos jovens na produção agrícola de Santa Catarina. “Queremos que esses jovens tenham a possibilidade de empreender cada vez mais em suas propriedades. Uma das medidas que tomamos para garantir isso é incentivar a busca por novas tecnologias a fim de inovar e melhor gerenciar as propriedades, o que acaba refletindo positivamente em todo o setor”, pontuou Gouvêa.

O jovem Solivan Schuelter, de Anitápolis, contou que conseguiu realizar o sonho da mãe ao profissionalizar o empreendimento da família, a partir dos cursos e capacitações promovidos pela Epagri e pelo SC Rural. Há quatro anos, Solivan e os familiares estão aperfeiçoando a produção de vegetais em conserva, trabalho que a mãe do jovem fez por 20 anos. “Sempre tivemos a intenção de montar o negócio, mas a burocracia acabava nos desanimando. O curso surgiu e facilitou para que nosso objetivo fosse alcançado, além de mudar a realidade da nossa família.”

O evento é promovido pela Epagri, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Também envolve Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural e prefeituras. No encontro, também estavam presentes a presidente da Epagri, Edilene Steinwandter e outras autoridades.

Elisabety Borghelotti
Assessoria do Gabinete da Vice-Governadora