Concurso de vinho e sucos de uva incentiva produção no Planalto Norte

  • Categoria do post:Mídia
Almir Stiegler, de São Bento do Sul, ficou em primeiro lugar nas duas categorias de vinho – tinto e branco. Foto: IFSC

O 1º concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva do Planalto Norte Catarinense apresentou os vencedores durante o 3° Encontro sobre a Cultura da Videira no Planalto Norte, no dia 6 de setembro, em Canoinhas. O encontro, promovido pela Epagri, IFSC e  Embrapa Clima Temperado levou aos fruticultores informações sobre o potencial das variedades de videira de mesa para a região, cultivo agroecológico, nutrição, variedades de videiras Piwi e controle de formigas.

“Esse prêmio nos incentiva a continuar pra frente, melhorando cada vez mais a qualidade do vinho”, afirma o produtor Almir Stiegler, de São Bento do Sul, que ficou em primeiro lugar nas duas categorias de vinho – tinto e branco. Para ele, participar do concurso já foi muito importante, especialmente porque seus produtos foram degustados e avaliados por profissionais de grande competência. Já o suco de uva campeão é da produtora Elenir Grein, de Monte Castelo.

Quem também conquistou duas premiações foi o produtor Irineu Novak, de Canoinhas, segundo lugar nas categorias vinho tinto e suco de uva. Alessandra Iris Novak e o irmão Eduardo Irineu Novak receberam a premiação pelo pai. “É o reconhecimento de um trabalho realizado há mais de vinte anos, proporcionando uma visão ainda mais empreendedora do nosso trabalho com a vitivinicultura”, enfatiza Eduardo. “Este prêmio valerá como um incentivo ainda maior para nós, jovens agricultores, a continuarmos na propriedade. Com a busca de conhecimento e força de vontade, os resultados positivos vão aparecendo”, destaca Alessandra.

O produtor Irineu Novak e os filhos, de Canoinhas, segundo lugar nas categorias vinho tinto e suco de uva. Foto: IFSC

No total, o concurso recebeu 39 inscrições: 16 amostras de suco de uva tinto, 18 de vinho de mesa tinto e 5 de vinho de mesa branco, que foram avaliadas por um grupo de onze especialistas na área de viticultura, enologia e análise sensorial.

 

Confira a classificação final do concurso:

Vinho Branco
1º lugar: Almir Stiegler (São Bento do Sul) – nota 76,9
2º lugar: Antônio Dalabrida (Papanduva) – nota 61
3º lugar: Elisandro da Silva (Porto União) – nota 60,8

Vinho Tinto
1º lugar: Almir Stiegler (São Bento do Sul) – nota 80,8
2º lugar: Irineu Novak (Canoinhas) – nota 78
3º lugar: Silvio Guginski (Canoinhas) – nota 77,1

Suco de Uva
1º lugar: Elenir Grein (Monte Castelo) – nota 87,4
2º lugar: Irineu Novak (Canoinhas) – nota 85
3º lugar: Lauro Friedrich (Canoinhas) – nota 81,9

 

Com informações de Liane Dani, jornalista/IFSC