Jovens apicultores de Porto União buscam melhorar a produção de mel

  • Categoria do post:Mídia

A troca da cera nas colmeias é uma das práticas de manejo que melhoram a produção de mel e que foi ensinada aos jovens apicultores de Porto União. No dia 11 de setembro, o grupo se reuniu no apiário de Marcus Ludwig, na comunidade de São Martinho, onde também aprendeu sobre o controle de enxameação.

O engenheiro-agrônomo da Epagri de Porto União, Guilherme Gonçalves, trabalhou com os presentes a importância da troca da cera como estratégia para melhorar a produção de mel, pois essa prática resulta em abelhas operárias de maior tamanho, controle de enxameação e manutenção da saúde na colmeia. Foi realizada a prática de colocação da cera alveolada nos quadros de ninho, quando foram repassados detalhes de posição, colocação, tamanho e outros aspectos importantes para o sucesso do manejo.

Após essa prática os apicultores foram ao apiário da família Ludiwg, onde o engenheiro-agrônomo Danilo Sagaz, responsável pela apicultura na Epagri do Planalto Norte, conduziu a prática de avaliação de quadros para troca por novos, com cera alveolada. Na oportunidade foi demonstrado o manejo para controle de enxameação, em que três pontos devem ser observados: troca de cera, idade da abelha rainha e espaço dentro da colmeia.

A enxameação é um fenômeno que as abelhas utilizam para se multiplicarem e que tem como base o instinto de reprodução e de conservação da espécie. Ele consiste na saída de parte das abelhas de uma colônia para formarem uma nova colônia em outro local, com a finalidade de garantirem a sobrevivência e a propagação da espécie.