Economista do Departamento de Agricultura dos EUA conhece o mercado de carnes de SC

  • Categoria do post:Mídia

A economista agrícola do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Lindsay Kuberka, veio a Santa Catarina para conhecer como funciona e como está estruturada a produção de carnes no estado.  Acompanhada do economista da embaixada dos EUA no Brasil, João Faustino Silva, ela se reuniu com especialistas do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri (Cepa) no dia 16 de setembro, em Florianópolis.

O Gerente da Epagri/Cepa, Reney Dorow, e o analista de socioeconomia Alexandre Luís Giehl fizeram um breve relato sobre as origens e o processo de desenvolvimento da produção de carnes em Santa Catarina, além de apresentar a situação atual do setor, como características da produção e dos produtores, distribuição geográfica e importância econômica, e as perspectivas para os próximos anos. Em 2019, Santa Catarina ampliou a exportação de carnes e chegou a um faturamento de US$ 2 bilhões. Carro chefe das exportações catarinenses, o agronegócio aumentou em 20,2% os embarques de carne suína e de frango este ano, gerando receitas 25,6% maiores.

Lindsay é a responsável pelo acompanhamento do mercado mundial de carne suína no USDA. A equipe da Epagri/Cepa questionou a economista americana sobre perspectivas em relação ao mercado mundial de carne suína, especialmente no que diz respeito à China, país que atravessa uma séria crise sanitária por conta de um surto de Peste Suína Africana. A China é principal mercado de Santa Catarina, respondendo por 41,8% do faturamento com as exportações de carne suína em 2019. Por conta da crise, a tendência é de que o volume aumente ainda mais.

Lindsay esteve recentemente no pais asiático e apresentou diversas informações e análises relativas a esse e outros assuntos. “Certamente esses dados servirão para qualificar as futuras análises elaboradas pela Epagri/Cepa”, diz Reney. Segundo João Faustino Silva, que é responsável pelo acompanhamento do setor agropecuário brasileiro na embaixada dos EUA no Brasil, o Boletim Agropecuário publicado mensalmente pela Epagri/Cepa é uma importante fonte de consultas para a compreensão da dinâmica da agropecuária de Santa Catarina e, em alguns casos, de todo o país.