Seminário do Pequeno Inventor promove educação ambiental em Santo Amaro da Imperatriz

seminário pequeno inventor em Santo Amaro da ImperatrizA Epagri promove um dia repleto de ações educativas para crianças e adolescentes que cursam o 4º, 5º, 8º e 9º anos das escolas municipais de Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis. O Seminário do Pequeno Inventor conta até o momento com mais de 430 estudantes inscritos, que irão se encontrar nessa quinta-feira, 19 de setembro, das 9h às 11h e das 14h às 16h, no Plaza Caldas da Imperatriz Resort & SPA.

O Seminário do Pequeno Inventor é uma iniciativa que reformula a feira homônima realizada pelo Escritório Municipal da Epagri desde 2013. Na programação, as crianças e adolescentes terão momentos de aprendizado e descontração nos jogos e desafios interativos do SENAI, além de trilha ecológica, oficina de Cores da Terra e bomba de sementes.

A atração especial é a palestra do idealizador do bueiro ecológico, Tiago. G. C. dos Santos. O empresário de Blumenau foi responsável pela produção e instalação de um bueiro com um cesto que retém resíduos carregados pela água, evitando que o sistema de drenagem fique entupido ou que rios e lagos sejam poluídos.

Além de conhecer a mobilização de Tiago, as crianças e adolescentes irão presenciar o lançamento dos dois primeiros bueiros ecológicos de Santo Amaro da Imperatriz, que serão pintados pelos estudantes. A instalação será realizada em data posterior.  Um bueiro vai ficar em frente à Escola Básica Professora Judite Adelina Schuraus e o outro em frente à uma empresa patrocinadora. A tecnologia ambiental didática será conservada pelos próprios estudantes, que serão responsáveis pela manutenção e limpeza do bueiro como atividade de educação ambiental.

As ações didáticas serão divididas entre as turmas. O 4º e o 5º anos participam da trilha ecológica. Guiados pelo biólogo do Plaza Caldas Resort, as crianças estarão em contato com a natureza, aprendendo mais sobre espécies da fauna e flora local. Na oficina de bomba de sementes, os alunos lançarão ao ar, com um estilingue, pequenas bolas de argila com grãos no interior. A oficina cores da terra é uma técnica da Epagri que busca desenvolver as habilidades técnico-artísticas com pinturas terrosas produzidas a partir dos solos de cada região, desde os tons mais avermelhados, aos esbranquiçados. Já o 8º e 9° ano vão participar das oficinas oferecidas pelo SENAI, que reúnem uma maratona de desafios lógicos e um desafio de robótica.

Durante o dia, será realizada a pesagem e entrega do lixo eletrônico recolhido na campanha da Semana do Meio Ambiente, realizada no início de junho, para o programa Recicla CDL. Como reconhecimento, o programa certificará os estudantes e escola pela coleta.

Apoiam o Seminário do Pequeno Inventor a Prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz, Câmara de Dirigentes Logistas de Santo Amaro (CDL), Associação Empresarial de Santo Amaro (ACISAI), Serviço Social da Indústria (SESI), Espaço de Educação Maker e Plaza Hotéis.

• O que: Seminário do Pequeno Inventor de Santo Amaro da Imperatriz
  • Quando: 19 de setembro
  • Horário: das 9h às 11h e das 14h às 16h
  • Para quem: Alunos do 4º, 5º, 8º e 9º ano das escolas municipais (até o momento mais de 430 alunos já estão inscritos)