Jovens da Serra Catarinense conhecem a diversidade do agronegócio na Expointer

  • Categoria do post:Mídia

A Expointer, maior feira de exposição de animais da América Latina realizada no município gaúcho de Esteio, proporcionou a 25 agricultores do curso de jovens rurais do Planalto Serrano Catarinense uma visão holística e atual do agronegócio em áreas como genética de animais, máquinas e implementos agrícolas, comércio e perspectivas futuras, agroindústrias familiares e organização das cadeias produtivas e seus desdobramentos frente ao mercado consumidor. O grupo esteve na 42ª edição da feira no dia 28 de agosto, acompanhados por técnicos da Epagri das regiões de Lages e de São Joaquim.

Durante a visita os jovens foram divididos em cinco grupos conforme o interesse nas áreas: pecuária de corte, gado leiteiro, ovinos, máquinas e implementos agrícolas, agroindústria e artesanato.  Segundo a coordenadora do curso, extensionista Maria Regina Ribeiro, a viagem técnica despertou o protagonismo dos jovens ao se depararem com diferentes possibilidades que o agronegócio proporciona aos agropecuaristas e às famílias ligadas à agricultura familiar.

“Na Expointer o grupo conseguiu vislumbrar a grandiosidade do agronegócio brasileiro e suas oportunidades e aplicabilidade nas propriedades de nossa região, com negócios inovadores que possam modificar e quem sabe proporcionar um futuro de muito sucesso a esses jovens e suas famílias”, disse a extensionista.

Segundo ela, a proposta do curso, que está em sua 8ª turma, visa incentivar e motivar a organização dos projetos a serem desenvolvidos pelos jovens em suas propriedades rurais, buscando aplicar a inovação e o conhecimento vivenciado durante o curso e na viagem técnica à Expointer 2019.