Mudanças nas políticas públicas para o campo são informadas aos agricultores de Itajaí

A Epagri de Itajaí reuniu produtores rurais e demais atores sociais envolvidos na cadeia produtiva da agricultura familiar do município para repassar as alterações e inovações ocorridas no plano safra 2019-2020 e a volta dos programas especiais da Secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina (SAR). O evento foi no dia 27 de agosto, no Centro de Treinamento da Empresa.

Os técnicos da SAR, Osvaldo Vieira dos Santos e Ricardo Poletto, explicaram sobre os diversos programas implementados e forneceram uma visão geral sobre a posição que Santa Catarina ocupa perante os demais estados brasileiros. Segundo eles, essa posição de destaque se deve à atuação de órgãos como a Epagri, a Cidasc e os programas especiais, muitos dos quais o produtor é beneficiado sem o pagamento de qualquer encargo sobre o capital emprestado.

O gerente do Banco do Brasil da agência Cordeiros em Itajaí, Paulo Kroetz, juntamente com a engenheira- agrônoma Julia Lina, apresentaram o Plano Safra 2019-2020 explicando sobre as alterações de juros e sobre a novidade da possibilidade de, nessa safra, poder enquadrar a reforma e construção de residências rurais para produtores.

Além dos agricultores, participaram da reunião agentes financeiros do Sicredi, da empresa Tab Energia (que trabalha com energia solar de Joinville), representantes da Amfri, secretário municipal de agricultura de Itajaí César Reinhardt, técnicos dos municípios de Porto Belo, Navegantes e Balneário Camboriú e representantes da Cooperar – cooperativa de agricultores familiares de Itajaí.