Tecnologias de melhoramento de pastagem são apresentadas em Benedito Novo

  • Mídia

Produtores de gado de Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Pomerode e Blumenau se reuniram na propriedade de Moacir Grundmann, em Benedito Novo, para conhecer tecnologias de melhoramento de pastagem. A reunião foi no dia 15 de agosto, quando foi abordada a sobressemeadura de inverno, em continuidade a ações da Epagri na área de bovinocultura à base de pasto.

A propriedade é uma Unidade de Referência Técnica (URT) de melhoramento de pastagem, divisão de piquetes e instalação de cerca elétrica. No local o técnico Dirceu Leite, da Epagri de Agrolândia, palestrou sobre o assunto e mostrou a campo a pastagem sobressemeada com aveia e azevém.

Segundo a extensionista de Benedito Novo, Maila Berté Volpato, o melhoramento e a divisão da pastagem em piquetes têm o objetivo de aumentar a oferta de pasto de boa qualidade, diminuir a alimentação no cocho, diminuir custos de produção e facilitar o serviço do agricultor. “A sobressemadura de espécies anuais de inverno é interessante para aumentar a produção de pasto no inverno, quando a pastagem perene diminui a produção. Com isso, é possível diminuir a silagem, que sai cara para o produtor”, ressalta o Darcy José Poli, também extensionista rural do município.