Agricultoras de Itajaí aprendem a fazer peças decorativas de cerâmica

  • Categoria do post:Mídia

Uma oficina de cerâmica oportunizou a 16 agricultoras de Itajaí produzir peças utilitárias e decorativas utilizando a modelagem manual em cerâmica. O grupo se reuniu no dia 28 de agosto no Centro de Treinamento da Epagri de Itajaí para a segunda etapa da capacitação, quando foram finalizados os trabalhos com a pintura das peças.

Na primeira etapa, realizada em junho, as participantes tiveram noções básicas da técnica em argila, cuidados e aula prática para produção das peças como vasos, barcos e bijuterias. Ao final da oficina, as peças foram encaminhadas ao processo de queima em forno especializado.

“A oficina também teve o objetivo de desenvolver a habilidade motora na execução dos objetos. Isso pode trazer inspiração para as agricultoras empreenderem no campo da cerâmica técnico-artística”, diz a extensionista social da Epagri, Geisebel Cristine Patrício.

A instrutora foi a artesã Dilene Miriam Bertoli Gonçalves e demais representantes do Grupo Arte Sambaqui de Balneário Camboriú, também integrantes do Centro Público de Economia Solidária de Itajaí. Segundo Dilene, trabalhar com cerâmica é importante, pois aflora  a criatividade de cada um, ao mesmo tempo que nos conecta com a natureza. “É um momento mágico que nos permite desligar de qualquer problema do dia a dia e apenas criar o que vem na nossa imaginação”, diz.

“Preparar a argila, modelar, usar a criatividade para fazer as peças, tudo isso  foi muito agradável. Também foi muito boa a experiência de integração  com outras mulheres do campo, cada uma com a sua arte”, relata a agricultura Joice Reis Cardoso

A oficina foi promovida pela Epagri em parceria com a Secretaria da Agricultura e Expansão Urbana de Itajaí.