Encontro promove troca de sementes e mudas em São Carlos

  • Categoria do post:Mídia

Cerca de 40 pessoas, entre agricultoras, agentes de saúde e integrantes de grupo de mulheres de São Carlos e de Palmitos se reuniram em São Carlos para o 8º Encontro de Troca de Sementes e Mudas. O evento foi no dia 13 de agosto, na propriedade da Família Kern, na comunidade de Alto São Pedro. Cerca de 60 espécies alimentares foram apresentadas pelas participantes, que contaram a história do alimento em sua família e o modo de cultivar.

A extensionista da Epagri de São Carlos, Lilian Mortari Castelani, relata que algumas espécies apresentadas são pouco comuns, como o cará roxo, a abóbora estrela, o quiabo de metro e a batata crem. Também foram levadas plantas muito disputadas por seus benefícios, como a moringa e a batata yacon, bem como plantas tradicionais como a cebola família, a vassoura e o dente de burro. No encontro também apareceram sementes crioulas de salsa, pepino, alface, milho e pipoca, além de diversas espécies de plantas medicinais.

As sementes mais escassas ou raras foram levadas pelas agricultoras eleitas pelo grupo como “multiplicadoras”, que receberam a missão de  replicar e trazer no encontro do próximo ano. Já as demais foram distribuídas entre as participantes. “Esse resgate e multiplicação entre as famílias tem um papel importante na biodiversidade e na manutenção de espécies, favorecendo o meio ambiente. Além disso, incentiva a produção de alimentos para o consumo da família resultando em mais saúde e economia”, ressalta Lilian.

No evento, a enfermeira Ana Paula Baretta, da Unidade de Saúde de Balneário Pratas, levou informações sobre alimentos funcionais, ressaltando o trabalho de prevenção que a equipe de saúde da família busca realizar na comunidade, onde a alimentação saudável tem papel fundamental.

Cosméticos Naturais – Como parte da programação, o grupo participou de uma oficina de cosméticos naturais ministrada pela extensionista Lilian Castelani. Foram elaborados produtos caseiros para higiene e saúde, como repelente, desodorante, sabonete e pomada labial, com boa qualidade e baixo custo, usando óleos essenciais e plantas medicinais.

O evento foi uma promoção do Movimento de Mulheres Camponesas e da Epagri, com apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

 

A seguir, a extensionista Lilian Castelani compartilha uma das receitas da oficina de cosméticos naturais:

Sabonete esfoliante com linhaça e mel

Ingredientes

400g sabão de coco (ou sabonete neutro)

300ml de chá de citronela

30g de linhaça triturada

30g de farelo de trigo

25ml de tintura de citronela

Uma colher de mel de abelhas

Forma de plástico quadrada

 

Modo de fazer

Ralar o sabão de coco, bater as folhas de citronela com água no liquidificador, colocar o chá com o sabão para derreter. Depois acrescentar a semente, farelo, mel e a tintura e colocar em formas. Aguardar 3 horas para desenformar e cortar.

*Tintura de Citronela

100g de planta seca ou 200g de planta fresca e 1 litro de álcool 70%.

Colocar em um vidro de boca larga e deixar macerando de 8 a 15 dias, em local escuro.

Agitar algumas vezes. Coar e guardar em vidro escuro. Validade 2 anos.