Epagri instala estação meteorológica automática telemétrica em Tubarão

  • Categoria do post:Mídia
Santa Catarina é o estado com maior cobertura de monitoramento de dados ambientais

O município de Tubarão, no Sul Catarinense, agora conta com uma estação meteorológica automática telemétrica, localizada no Centro de Treinamento da Epagri. Desde o final de agosto estão sendo monitoradas, de hora em hora, as variáveis de chuva, temperatura, umidade relativa do ar, molhamento foliar, radiação solar, pressão atmosférica, direção e velocidade do vento.

Segundo a pesquisadora da Epagri/Ciram Iria Sartor Araujo, a estação registra e envia os dados para o banco localizado em Florianópolis. Essas informações estão disponíveis para a população no site da Epagri/Ciram através dos sistemas de visualização como o Agroconnect e Monitoramento On Line, de forma pública e gratuita. “Esse sistema é independente de energia elétrica, pois é alimentado por energia solar. Mesmo em períodos nublados ou chuvosos seu funcionamento é garantido 24 horas por dia”, ressalta.

Iria explica que os dados obtidos através da estação meteorológica geram informações para a previsão do tempo, ajudam na tomada de decisões dos agricultores e são essenciais para pautar ações da Defesa Cilvil. Os dados também auxiliam na emissão de laudos quando ocorrem eventos extremos como ventanias ou chuva intensa, por exemplo.

A estação meteorológica foi adquirida com recursos do projeto Fortalecimento da Infraestrutura de Pesquisa da Epagri – SC (PAC Embrapa 2012), que aportou R$430 mil para a compra de 10 estações, oito já instaladas. As próximas devem ficar em municípios do Planalto Norte e do Oeste Catarinense. Com isso a Epagri passará a contar com 182 estações próprias, o que faz de Santa Catarina o estado com maior cobertura de monitoramento de dados ambientais.