Pesquisa com sistema silvipastoril é tema de dia de campo em Canoinhas

  • Post category:Mídia
A pesquisadora Ana Lúcia Hanisch explica aos participantes os resultados da pesquisa

As árvores nas pastagens trazem benefícios para o solo, para a produção e a qualidade da forragem e principalmente para os animais, que têm como principal vantagem o conforto térmico, com redução das variações extremas de temperaturas e abrigo às intempéries. Esses sistemas são conhecidos como silvipastoris e têm como desafio a escolha da pastagem adequada, que precisa ser uma espécie com adaptação ao sombreamento proporcionado pelas árvores.

A Estação Experimental da Epagri em Canoinhas, em parceria com o escritório municipal da Epagri em Itaiópolis, vem conduzindo um experimento com sistemas silvipastoris no município de Itaiópolis e mostrou os resultados obtidos a 60 agricultores em um dia de campo realizado no dia 13 de agosto. A área experimental é de dois hectares na propriedade da família Chermack, onde estão sendo avaliados o desenvolvimento das pastagens missioneira-gigante, catarina-gigante e capim-elefante e kurumi , e da grama hemarthria flórida, em duas condições de sombreamento. Foram utilizadas árvores de eucalipto dunii com dois espaçamentos: 30 m entre linhas por 1,5 m na linha; e 30 m entre linhas e 4 m entre árvores na linha. No evento foram apresentados também os resultados dos trabalhos de avaliação regional de pastagens de inverno.

A pesquisadora que coordena a pesquisa, Ana Lúcia Hanisch, destaca desempenho da missioneira-gigante e da catarina-gigante a sistemas sombreados, que apresentaram maior estabilidade de produção ao longo do período. “O sombreamento tem promovido aumento no teor de proteína bruta e redução do teor de FDN nas três forrageiras, confirmando o potencial desses sistemas no aumento da qualidade das pastagens”, afirma.

Conheça a experiência de agricultores de outras regiões catarinenses com o sistema silvipastoril na reportagem da Revista Agropecuária Catarinense.

Assista também a reportagem do programa de TV da Epagri SC Agricultura que aborda a experiência silvipastoril no Oeste Catarinense: