Epagri realiza oficina de culinária com merendeiras e colaboradoras de escolas de São Domingos

Capacitação de merendeiras
As merendeiras aprenderam usar PANCs, plantas aromáticas e medicinais

A Epagri de São Domingos e Secretaria Municipal de Educação realizaram nos dias 15 e 16 de julho uma capacitação em culinária para 21 merendeiras e colaboradoras das escolas municipais. Elas elaboraram receitas com Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) e aprenderam a aproveitar integralmente os alimentos nos preparos dos pratos.

As participantes viram que podem substituir temperos industrializados por plantas aromáticas e medicinais produzidas em suas próprias hortas. No encontro, elas prepararam sal temperado, pasta de alho, tempero pronto de açafrão e sal verde. As extensionistas da Epagri ainda ensinaram a fazer biomassa de banana verde, brigadeiro de biomassa e moqueca de banana.

“O amor é o toque essencial para começar qualquer receita. Mas cozinhar para a gente mesma é fazer o amor que sentimos por nós transbordar”, diz Josefina de Carvalho, extensionista da Epagri.