Alunos de Içara vendem produtos de horta escolar orgânica

horta escolar orgânica
Estudantes aprenderam sobre adubação, plantio, irrigação, colheita e comercialização

Estudantes da Escola Básica Municipal Maria Arlete Bitencourt Lodetti, de Içara, participaram da Feira da Agricultura Familiar no dia 8 de agosto para comercializar a produção de sua própria horta escolar orgânica. A ação é parte do projeto “Escola empreendedora: semeando o futuro”, que busca estimular o empreendedorismo entre os estudantes. Eles participaram de atividades como planejamento, adubação, plantio, raleio, irrigação, colheita e comercialização.

A proposta também foi trabalhada em sala de aula, onde os estudantes aprenderam sobre segurança alimentar, investimento, cálculo de custo, lucro auferido, elaboração de logomarca e outros temas. A iniciativa contou com a participação das secretarias municipais de Educação e de Agricultura, da Câmara de Vereadores, da Cooperativa de Agricultura e Pesca Familiar de Içara (Coopafi) e da Epagri. Com o bom resultado, mais escolas devem aderir ao projeto.

A Epagri, juntamente com a Coopafi, se envolveu em etapas como adequação do projeto, escolha do local, definição das espécies para plantio, cronograma de atividades, acompanhamento da horta e apresentação de palestras educativas. “Nesse primeiro momento, as espécies escolhidas para cultivo foram a beterraba, a cenoura e a couve-rábano, que se desenvolveram muito bem”, conta Saymon Zeferino, extensionista da Epagri no município. Agora cabe aos alunos decidir com a escola o que será feito com o dinheiro arrecadado.

O município de Içara desenvolve diversas ações voltadas à melhoria da alimentação escolar. Algumas das metas dessa área são substituir os alimentos convencionais por orgânicos, produzir no município tudo o que é ofertado na merenda, valorizar e capacitar merendeiras, realizar excursões com alunos às propriedades fornecedoras e ministrar palestras educativas.