Epagri promove pesquisa em controles sanitários de moluscos com impacto internacional

  • Categoria do post:Mídia

Os resultados de pesquisas da Epagri sobre a qualidade dos moluscos produzidos na costa catarinense auxiliaram o Governo Federal a implementar, em 2012, uma legislação específica sobre o assunto, que instituiu o “Programa Nacional de Controle Higiênico-Sanitário de Moluscos Bivalves”. Para melhorar ainda mais a eficácia dos controles sanitários praticados em Santa Catarina, que é o principal produtor de ostras e mexilhões no Brasil, os estudos passaram a comparar a legislação brasileira com regulamentos de outras partes do mundo que têm tradição na produção desses moluscos. A pesquisa trouxe um resultado inesperado: identificou um ponto passível de melhoria nos regulamentos europeus.

O resultado desse estudo será apresentado em outubro na Reunião Anual da Sociedade Europeia de Aquicultura, em Berlim, Alemanha. O trabalho foi redigido por pesquisadores da Epagri e do Centro de Pesca, Aquicultura e Ciências Ambientais do Reino Unido (Cefas). Intitulado “Uma investigação de como a classificação das áreas de produção de moluscos pode ser afetada pelo número de resultados de Escherichia coli avaliados”, o trabalho tem como primeiro autor o  pesquisador da Epagri/Cedap Robson Ventura de Souza e será apresentado no evento pelo cientista sênior do Cefas, Andrew Younger, nomeado pela Agência de Normas Alimentares do Reino Unido como responsável pela monitoramento e classificação de risco de áreas de produção e colheita de moluscos na Inglaterra e no País de Gales.

Segundo Robson, além de identificar um ponto passível de melhoria nos regulamentos europeus, os estudos da Epagri nessa área também motivaram a Secretaria de Estado da Agricultura da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina a solicitar algumas melhorias na legislação vigente no Brasil. “O governo federal ouviu a demanda catarinense e atualmente trabalha nesses ajustes”, diz.

Esse trabalho já foi publicado no início de 2019 na revista científica Food Control, o jornal oficial da Federação Europeia e da União Internacional de Ciência e Tecnologia de Alimentos e pode ser lido aqui.