Epagri capacita seus técnicos em viticultura

  • Categoria do post:Mídia

Extensionistas da Epagri de diferentes regiões do Estado participaram de uma capacitação sobre viticultura entre os dias 30 de julho e 1º de agosto em Videira. “O curso teve a participação dos novos técnicos contratados pela Epagri que estão trabalhando com a cultura da uva em seus municípios, ou que pretendem implantar um projeto de fruticultura buscando novas fontes de renda para o produtor rural. Também participaram outros técnicos da Epagri em busca de aperfeiçoamento”, conta o engenheiro-agrônomo Sergio Neres da Veiga, coordenador do programa de fruticultura da Epagri na área de extensão. O curso foi realizado no Centro de Treinamento e na Estação Experimental da Epagri de Videira.

Nessa primeira etapa da capacitação, foram tratados assuntos como princípios da produção integrada de uva, implantação e sistemas de condução do pomar, produção de mudas e enxertia, nutrição de plantas, poda de formação e de inverno e fitossanidade. Os participantes tiveram aulas práticas no pomar do Centro de Treinamento de Videira.

De acordo com o coordenador, Sergio Neres da Veiga, a atividade deu mais subsídios para os técnicos orientarem os fruticultores em seus municípios. A segunda etapa do curso será realizada em novembro, no mesmo local, para tratar sobre fitossanidade, variedades, colheita e mercado e práticas de verão.