Alfredo Wagner lança roteiro agroturístico

  • Categoria do post:Mídia

O município de Alfredo Wagner, no Alto Vale do Itajaí, já tem um roteiro agroturístico. Ele foi lançado oficialmente no dia 14 de julho, dentro do Projeto Acolhendo em Alfredo Wagner, da Associação Acolhida na Colônia. São dez propriedades de agricultura familiar que já estão prontas para receber hóspedes e visitantes.

O projeto, financiado pelo Fundo Pranay em parceria com a Brazil Foundation, a Epagri e a prefeitura de Alfredo Wagner, teve duração de um ano e meio. As famílias participantes foram mobilizadas e capacitadas dentro dos princípios da Acolhida na Colônia de preservação ambiental, fortalecimento da agricultura familiar e da agroecologia.  O processo resultou em dez propriedades prontas para ofertar diversos tipos de experiências no meio rural, como hospedagem com vista para lindos cenários naturais, vivência do dia a dia da família agricultora, contato com a produção orgânica, aprendizado em bioconstrução, trilhas e cachoeiras, terapias naturais e boa gastronomia.

Para a engenheira-agrônoma da Epagri de Alfredo Wagner, Graziela Tavares, o projeto valoriza a agricultura familiar do município, que tem um alto potencial turístico. “Além de agregar valor à propriedade como um todo, ele ainda prima pela preservação do meio ambiente por meio do processo agroecológico e da qualidade de vida do agricultor e do visitante’’, acrescenta.

Para mais informações sobre o projeto, acesse o site acolhida.com.br.