Festa Nacional do Vinho Goethe tem concurso para escolher o melhor vinho

Um concurso animou ainda mais a XI Festa Nacional do Vinho Goethe, realizada na comunidade de Azambuja, em Pedras Grandes, no Sul do Estado. No dia 14 de julho, a Epagri e a comissão organizadora da festa promoveram o Concurso de Vinho Goethe Artesanal Regional e Municipal. O objetivo foi premiar e incentivar a produção de vinho Goethe de boa qualidade por produtores artesanais, que elaboram a bebida como fonte de renda e para o consumo próprio, preservando a tradição dos imigrantes italianos.

Na categoria regional, o primeiro lugar ficou com o produtor Dilnei Pignatel, de Urussanga, o segundo lugar foi para o produtor Gilmar Maccari, também de Urussanga, e o produtor Alcides Straus, de Pedras Grandes, ficou em terceiro. Na categoria municipal, Alcides Straus ficou em primeiro lugar, seguido de Sergio Dela Bruna e Izaltino Masiero. Todos os vinhos participantes passaram por análises químicas no laboratório da Epagri de Urussanga. “Os vinhos apresentaram boa qualidade e a disputa foi acirrada. Os vinicultores artesanais receberão uma visita para a entrega do certificado de participação, da análise química e orientações técnicas”, conta Eusébio Pasini Tonetto, extensionista da Epagri e coordenador do evento.

A uva Goethe é um híbrido de uvas europeias (87% de Moscato de Hamburgo, Moscato de Alexandria e Schiava Grossa) e americanas (13%) com alta resistência fitossanitária. Foi desenvolvida nos Estados Unidos por E. S. Rogers no século XIX. A Goethe se adaptou bem às condições climáticas e aos solos do Sul Catarinense e foi amplamente difundida entre os colonos. O vinho produzido por essa uva é emblemático, produzido somente nessa região, tanto que resultou na primeira Indicação Geográfica de Santa Catarina: os Vales da Uva Goethe.