Seminário de apicultura e meliponicultura atualiza produtores do Sul do Estado

  • Categoria do post:Mídia

A segunda edição do Seminário Sul Catarinense de Apicultura e Meliponicultura reuniu mais de 100 apicultores, meliponicultores, técnicos e estudantes em Santa Rosa do Sul no dia 29 de junho. O evento foi realizado no Instituto Federal Catarinense (IFC) e atualizou participantes de todo o Sul do Estado sobre temas ligados à produção de mel.

A programação contou com palestra sobre os efeitos dos agrotóxicos sobre as abelhas, ministrada pelo presidente da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc), Ênio Cesconetto. O metereologista da Epagri/Ciram Marcio Sônego abordou os efeitos das mudanças climáticas no manejo apícola.

Os participantes ainda puderam aprender sobre a importância da abelha rainha e conhecer o trabalho do Grupo de Estudos Apícolas (GEA) do IFC. Após as palestras, foram levantadas demandas da cadeia produtiva para que o IFC possa desenvolver estudos nas áreas de interesse dos apicultores.

O evento foi promovido pela Epagri em parceria com o IFC e a Faasc. A próxima edição será realizada em 2020 em Balneário Gaivota.