Pesquisadores discutem segurança alimentar no Oeste do Estado

  • Categoria do post:Mídia

O Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar da Epagri (Cepaf), em Chapecó, recebeu 101 pesquisadores, extensionistas, professores, técnicos, agricultores e outros profissionais no dia 4 de julho para o II Seminário de Pesquisa Estratégias e Práticas Alimentares de Famílias Agrícolas do Oeste Catarinense. No encontro, foram apresentados e debatidos os resultados de dois projetos de pesquisa realizados na região: “Governança alimentar e práticas das famílias agrícolas: uma abordagem pelos fluxos de provisão de alimentos e a multilocalização familiar (Gapra)” e “Caracterização da produção de alimentos para autoconsumo na região Oeste Catarinense”.

O projeto Gapra é uma pesquisa internacional, financiada com recursos franceses, que busca compreender principalmente como as políticas públicas e a ajuda alimentar interferem nas práticas das famílias agrícolas, diferenciando-as e intervindo em sua segurança alimentar. A pesquisa foi aplicada na região de Chapecó, com apoio da Epagri, e usada como estudo de caso brasileiro.

Já o projeto “Caracterização da produção de alimentos para autoconsumo na região oeste catarinense” é coordenado pela Epagri e realizado em parceria com a Unochapecó. Foram aplicados 381 questionários junto a famílias de 112 municípios da região.

Durante o seminário, os dois projetos foram apresentados pelo professor Renato Maluf (UFFRJ/CPDA/Ceresan), coordenador no Brasil do Projeto Gapra. Na sequência, o painel “Agricultura familiar: produção para autoconsumo e multilocalização familiar”, contou com a apresentação de três trabalhos: “Sistemas agrícolas e alimentares de famílias multi e monolocalizadas na região Oeste de Santa Catarina”, pelo professor Ademir Cazella (CCA/UFSC), “A produção de alimentos para o autoconsumo no Oeste Catarinense”, pelo pesquisador da Epagri Clóvis Dorigon, e “A transferência de alimentos de agricultores familiares para filhos que moram na cidade: um estudo de caso do oeste de Santa Satarina”, por Cristiano Nunes Nesi, pesquisador da Epagri.

O segundo painel tratou sobre “Práticas alimentares e políticas públicas”, com a apresentação dos trabalhos “Antigas e novas práticas na alimentação de famílias agrícolas de Chapecó e região”, pelo professor Renato Maluf, e “As práticas produtivas e alimentares no espaço rural do Oeste de Santa Catarina: a ação pública na busca e na crítica à modernidade”, pelas pesquisadoras Andréia Tecchio (UFRRJ/CPDA e Universidade de Berna – Suíça) e Cátia Grisa (UFRGS/PGDR).

Para Clovis Dorigon, coordenador do evento, o envolvimento dos participantes, vindos de diversas universidades, instituições de pesquisa, ONGs e organizações de agricultores, enriqueceu as discussões. “O seminário atingiu plenamente seus objetivos e representou um momento privilegiado para apresentar e discutir os resultados dos projetos de pesquisa com os participantes, que qualificaram ainda mais as pesquisas com suas contribuições”, avalia.