Programa HidroSedimentos, da Epagri, é referência internacional

  • Categoria do post:Mídia
Saída de campo do Curso de Hidrossedimentologia para técnicos dos países da OTCA

O pesquisador Álvaro José Back, da Estação Experimental da Epagri de Urussanga, foi instrutor no Curso de Hidrossedimentologia para técnicos dos países membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). A capacitação, realizada pela OTCA e pela Agência Nacional de Águas (ANA), foi realizada em Brasília de 10 a 14 de junho com a participação de técnicos de oito países.

O objetivo do curso foi transmitir conhecimentos sobre estudos de bacias hidrográficas, medições de vazão, de descarga de sedimentos em cursos d’água e estudos de assoreamento de reservatórios, com ênfase em estudos ligados à região amazônica. O pesquisador Álvaro apresentou e demonstrou o uso em campo do programa HidroSedimentos, desenvolvido por ele para os trabalhos de monitoramento da Epagri.

O programa da Epagri está sendo recomendado pela ANA para ser adotado em toda a Rede Hidrológica Nacional. “Ele tem reconhecimento dos técnicos pela grande praticidade, facilidade de uso e possibilidade de utilização para os mais diversos métodos e equipamentos de medição de vazão, com opções para os idiomas português, inglês e espanhol, e dessa forma pode ser usado nos vários países”, explica Álvaro.

A OTCA é uma entidade intergovernamental que conta com representantes de oito países membros com territórios na Amazônia: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. A organização incentiva o desenvolvimento sustentável e a inclusão social da região.