Seminário discute segurança alimentar no Oeste do Estado, nesta quinta-feira

  • Categoria do post:Mídia

A segurança alimentar das famílias rurais estará em pauta em Chapecó nesta quinta-feira, 4 de julho. Na ocasião, o Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar da Epagri (Epagri/Cepaf) recebe pesquisadores renomados, extensionistas e outros profissionais para o II Seminário de Pesquisa: Estratégias e Práticas Alimentares de Famílias Agrícolas do Oeste Catarinense. O evento ocorre das 9h às 16h, no auditório da Unidade.

Clovis Dorigon, pesquisador da Epagri/Cepaf e um dos organizadores do evento, explica que o Seminário vai servir principalmente para apresentar o resultado de dois projetos de pesquisa desenvolvidos com apoio da extensão: “Governança alimentar e práticas das famílias agrícolas: uma abordagem pelos fluxos de provisão de alimentos e a multilocalização familiar (GAPRA)”; e “Caracterização da produção de alimentos para autoconsumo na região Oeste Catarinense”.

O projeto GAPRA é uma pesquisa internacional, financiada com recursos franceses, que busca principalmente compreender como as políticas públicas e a ajuda alimentar interferem nas práticas das famílias agrícolas, diferenciando-as e intervindo em sua segurança alimentar. A pesquisa foi aplicada na região de Chapecó, com apoio da Epagri, e usada como estudo de caso brasileiro.

Já o projeto “Caracterização da produção de alimentos para autoconsumo na região Oeste catarinense” é coordenado pela Epagri e realizado em parceria com a Unochapecó. Foram aplicados 381 questionários, junto a famílias de 112 municípios da região. Clovis explica que um dos aspectos levantados nos questionários foi que muitas famílias rurais fornecem excedente de produção para filhos que já deixaram o campo e migraram para a parte urbana dos municípios, garantindo também parte da segurança alimentar dessa população.

Pesquisadores renomados de diversas universidades públicas brasileiras estarão presentes. Destaque para o professor Renato Maluf, um dos responsáveis pela formulação da política de segurança alimentar e nutricional do Brasil, e um dos idealizadores e presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) em seus seis primeiros anos de existência. Sua vasta obra sobre segurança alimentar tornou-o uma das principais referências internacionais sobre o tema.

Para o pesquisador da Epagri/Cepaf, as discussões e análises dos resultados a serem apresentados no Seminário são uma oportunidade para que a Empresa reflita a respeito da possibilidade de incluir em sua visão estratégica uma perspectiva voltada para construção de novos mercados, orientados pela segurança alimentar e nutricional e sustentabilidade dos sistemas agroalimentares. Na plateia do evento, além de pesquisadores da Epagri e de universidades, estarão extensionistas, nutricionistas de órgãos públicos e privados, lideranças da agricultura da região e representantes das famílias rurais que participaram das pesquisas.

Serviço

  • O que: II Seminário de Pesquisa, Estratégias e Práticas Alimentares de Famílias Agrícolas do Oeste Catarinense
  • Quando: quinta-feira, 4 de julho, das 9h às 16h
  • Onde: no auditório da Epagri/Cepaf – Serv. Ferdinando Tusset, S/N, Bairro São Cristovão, Chapecó
  • Informações e entrevistas: Clovis Dorigon, pesquisador da Epagri/Cepaf e um dos organizadores do evento, pelo fone (49) 2049-7537

Informações para a imprensa
Gisele Dias, jornalista: (48) 99989-2992 / 3665-5147
Cinthia Freitas, jornalista: (48) 3665-5344
Isabela Schwengber, jornalista: (48) 3665-5407