Epagri promove atualização em cultivo do feijão em Xanxerê

Agricultores e técnicos participaram de um curso de atualização sobre o cultivo do feijão na tarde de 13 de junho, na Unoesc de Xanxerê. O evento foi organizado pelo extensionista Marcelo Bassani, com a presença de dois palestrantes: os pesquisadores Sydney Antonio Frehner Kavalco e Maria Cristina Canale. Sydney é melhorista genético o líder doPrograma de Melhoramento Genético de Feijão da Epagri (PMGF),  no Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar (Cepaf), e a Maria Cristina é a fitopatologista que dá suporte ao PMGF.

Segundo Marcelo, o aumento da produção e área plantada de feijão no Oeste Catarinense justifica a capacitação dos técnicos e produtores rurais que participam da cadeia produtiva da leguminosa. O pesquisador Sydney explicou sobre as recomendações para a cultura e avaliação de cultivares, abordando aspectos sobre implantação e a condução do cultivo do feijão. Explanou também sobre o manejo da cultura com relação ao hábito de crescimento e o porte das plantas, que era uma das dúvidas dos agricultores. O potencial de produção, a estabilidade e a adaptabilidade dos cultivares SCS Riqueza e Predileto foram abordados na reunião.

A pesquisadora Maria Cristina palestrou sobre o manejo Integrado de doenças, trazendo explicações sobre os conceitos dentro do tema. Ela defendeu que o agricultor dispõe de ferramentas para realizar o manejo de doenças na propriedade. O conhecimento do histórico da área, o planejamento e o acompanhamento periódico da cultura são essenciais para a tomada de decisão no emprego de medidas de controle, segundo a pesquisadora. Ela também apresentou o plano de monitoramento de raças do fungo causador da antracnose do feijão, que é um suporte para o PMGF no desenvolvimento de cultivares resistentes a essa doença.

O evento contou com a parceria da Cooperalfa, Cidasc, prefeituras de Xanxerê e Ouro Verde e da Unoesc. É a pesquisa e a extensão da Epagri trabalhando em conjunto para melhorar a cadeia produtiva do feijão em Santa Catarina.