Piscicultores de Porto União fazem capacitação em produção de tilápia 

  • Categoria do post:Mídia

Uma reunião técnica sobre melhoramento genético e manejo alimentar de tilápia reuniu 15 tilapicultores de Porto União na propriedade da família Vogel, na comunidade de São Miguel da Serra, no dia 12 de junho. O evento foi promovido pela Epagri do município em parceria com o Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca da Epagri (Cedap).

O pesquisador Bruno Correa da Silva (Epagri/Cedap) conduziu a atividade mostrando os resultados do programa de melhoramento genético de tilápia, chamada de tilápia GIFT Epagri, desenvolvida pela Empresa para atender as características de manejo e clima encontrados nos cultivos desse peixe em Santa Catarina. Ele enfatizou as taxas de conversão alimentar, o ganho de peso e a resistência a fatores de estresse por parte dessa linhagem.

Bruno também falou sobre o manejo alimentar, com destaque para a ração. Foram expostos aos piscicultores estudos conduzidos sobre a qualidade de ração e a importância de o piscicultor verificar a condição desse alimento com simples testes de tamanho de pelete e flutuabilidade, bem como fazer uma correta armazenagem da ração na propriedade.