Epagri/Ciram reativa estação maregráfica em Passo de Torres

  • Categoria do post:Mídia

A estação maregráfica de Passo de Torres, no Sul Catarinense, está em funcionamento desde o final de maio. Localizada no Rio Mampituba, que divide Santa Catarina do Rio Grande do Sul,  registra e transmite dados importantes para os pescadores do município, que têm a pesca como a principal atividade econômica.

O pesquisador da Epagri/Ciram, Mathias Boll, explica que o monitoramento da altura da maré em tempo real permite que pescadores e navegantes possam atravessar a boca dos molhes do rio Mampituba com segurança. “Isso é muito importante, pois o local registra muitos acidentes náuticos devido a pouca profundidade”, diz. Junto com o sensor de nível, os técnicos da Epagri/Ciram também instalaram no local um sensor de temperatura da água. “Devido à localização, os dados de temperatura do mar são importantes para acompanhar a entrada de águas mais frias na costa catarinense, como na pesca da tainha, por exemplo”, afirma Boll.

A estação maregráfica de Passo de Torres faz parte da rede de monitoramento costeiro da Epagri, que conta com 11 estações ao longo de toda a costa de Santa Catarina. Ela ficou um período inoperante devido a repetidos atos de vandalismo.

Os dados de maré, assim como vento, precipitação, pressão atmosférica, temperatura da água, entre outros para toda Costa Catarinense podem ser acessados em tempo real no sítio Litoral Online.