Apicultores do Oeste Catarinense se reúnem em Águas Frias

  • Categoria do post:Mídia

Técnicos e apicultores de 17 municípios do Oeste Catarinense se reuniram em Águas Frias, no dia 15 de maio, para o I Seminário microrregional de apicultura, promovido pela Epagri e secretaria de agricultura de Águas Frias. O evento teve como objetivo levantar demandas do setor, planejar ações para a região para o próximo ano e capacitar os produtores. Participaram 84 pessoas.

No seminário foram realizadas três palestras proferidas por extensionistas da Epagri: multiplicação de enxames, substituição de rainhas e alimentação suplementar de colmeias. Segundo o gerente da Epagri de Chapecó, Roberson Fernando Grassi, o evento foi de extrema importância para os técnicos e para o apicultores envolvidos. “A microrregião abrangida está em expansão crescente no número de apicultores e de técnicos envolvidos com a atividade. O acesso a políticas públicas como o kit apicultura vem proporcionando um aumento na quantidade de colmeias, da produção e da produtividade”.

Roberson explica que a região tinha uma demanda reprimida em apicultura. “Com a participação mais ativa dos técnicos e das políticas públicas, o cenário melhorou. Nossa perspectiva é ampliar as capacitações técnicas, melhorar a produtividade por colmeias e a produção total de mel e outros produtos, vislumbrando uma melhor organização dos apicultores, mais facilidade para a compra de equipamentos e para a comercialização dos produtos. Sem contar que outras atividades produtivas também vão ganhar com isso, pois com a existência de mais abelhas o meio ambiente fica mais equilibrado e produtivo”, diz Roberson.