Feira do Mel de Florianópolis registra aumento de 17% nas vendas

Fotos: Cristina Gallo

Quase 47 toneladas de mel foram comercializadas durante da XX Feira do Mel de Florianópolis, que encerrou no sábado (08/06). O apicultores comemoram o sucesso de mais uma Feira e agradecem à população, que comprou 17% a mais em relação a 2018. “Foram 46,8 toneladas me mel nos quatro dias de feira, sendo que a maior procura foi por méis diferentes, mel de Melato de Bracatinga, bebidas, cosméticos e extratos. Verificamos também um maior crescimento pela procura de produtos orgânicos, ou de regiões tradicionais produtoras de meis”, diz o presidente da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina, Ênio Cesconeto.

A Feira trouxe em 2019 o quilo do mel mais barato, a R$ 23 o quilo do convencional (em 2018 era R$ 25) e a R$ 28, o quilo do mel de Melato e o orgânico, vendidos ano passado a R$ 30. Também abriu uma hora a mais durante a semana e teve 20% a mais de feirantes em relação a 2018. Houve ainda a comercialização de novos produtos, como o vinagre de mel, pela primeira vez na Feira. São fatores que contribuíram para o aumento das vendas, de acordo com Cesconeto.

De acordo com levantamento realizado pela FAASC, Epagri e prefeitura de Florianópolis, organizadoras do evento, em torno de 60 mil pessoas passaram pela Feira. O sábado foi o dia com maior movimento, com a circulação de quase 25 mil pessoas.

, ,