Epagri recebe homenagem por apoio à produção de arroz no Sul do Estado

A Presidente Edilene Steinwandter recebeu a homenagem em nome da Epagri

A Epagri foi homenageada na quinta-feira, 30 de maio, em Araranguá, pela cadeia produtiva do arroz irrigado. A homenagem foi um agradecimento ao apoio da Empresa na realização do evento de abertura da safra, que aconteceu em fevereiro no município de Jacinto Machado, no Sul do Estado. Naquela ocasião, a Epagri também fez o primeiro lançamento de um cultivar de arroz fora de sua unidade de pesquisa dedicada ao cereal, a Estação Experimental de Itajaí.

A homenagem foi parte do Seminário Regional de Tecnologias em Arroz Irrigado, realizado no dia 29 e 30 de maio, que precedeu a Reunião de Avaliação da Safra, realizada na quinta a tarde.  Os dois eventos ocorreram no Centro de Treinamento da Epagri em Araranguá (Cetrar).

O Seminário reuniu cerca de 70 pessoas, entre técnicos da Epagri e de outras instituições, além de outros membros da cadeia produtiva. Palestras realizadas nos dois dias serviram para atualizar os profissionais no que há de mais moderno para produção sustentável de arroz irrigado.

A Reunião de Avaliação juntou o público do Seminário com agricultores, representantes de cooperativas e outras entidades agrícolas e lideranças locais, num total de 90 pessoas. Foram levantados os totais produzidos de arroz irrigado na região Sul do Estado na safra 2018/19.

Segundo Douglas George de Oliveira, extensionista da Gerência Regional da Epagri em Criciúma, o levantamento preliminar apontou para uma redução de 6,9% no total de arroz irrigado produzido na região, em relação à safra anterior. Ele explica que a queda não surpreende, uma vez que no ciclo 2017/18 a região registrou uma supersafra do grão. Apesar de menor, a produção da safra 2018/19 ficou dentro da média histórica, esclarece o extensionista.

A boa notícia desta safra são os preços pagos ao produtor. No final de maio uma saca de 50 quilos de arroz estava sendo comercializada a R$ 43,00, contra um valor de R$ 34,00 pago nesta mesma época do ano passado. Além da queda no volume produzido, o baixo estoque nacional do arroz, que foi muito exportado no ano passado, influenciou na elevação dos preços, avalia Douglas.

A produtividade também foi considerada boa na região. Nesta safra os produtores de arroz do Sul do Estado colheram uma média de 148 sacas por hectare, contra 163 colhidas na safra 2017/18. Os municípios da região Sul do Estado são responsáveis por 64% de todo o arroz irrigado produzido em Santa Catarina.