Epagri instala carneiro hidráulico em Frei Rogério

  • Categoria do post:Mídia

Ter água para consumo da família e dos animais é essencial em qualquer propriedade rural. Mas quando a fonte está em uma área mais baixa, é preciso bombear a água morro acima. Para solucionar esse problema com baixo custo, a Epagri orienta as famílias na instalação do carneiro hidráulico, um equipamento capaz de bombear água sem utilizar energia elétrica ou combustível. Ele foi adaptado pelo extensionista Élcio Pedrão, que criou um modelo que utiliza peças e conexões disponíveis em lojas de material de construção. No início de maio foi a vez de instalar o equipamento na propriedade da família Ender, em Frei Rogério.

Para bombear a água de um açude localizado na parte mais baixa da propriedade, o agricultor Wilmar Ender usava um motor elétrico. Com a instalação do carneiro, a água chega até o ponto mais alto do terreno, onde é armazenada e depois distribuída por gravidade para o chiqueiro e os piquetes onde está o rebanho leiteiro. “O custo de instalação foi de apenas 20% do método tradicional, que usa energia elétrica e bomba”, conta Élcio Pedrão.

O extensionista explica que, para o bom funcionamento do carneiro, é indispensável que a fonte ou o reservatório tenha vazão e pressão suficientes para poder levar a água ao ponto mais alto do terreno, onde é armazenada e distribuída. “O bombeamento nesse sistema é contínuo, chegando até 180 litros por hora”, acrescenta.

Para mais informações sobre o carneiro hidráulico, entre em contato com o Escritório da Epagri em Frei Rogério: (49) 3257-0045 ou emfreirogerio@epagri.sc.gov.br.