Epagri apresenta tecnologias no Fórum Brasileiro de Produção de Pepino

  • Categoria do post:Mídia

Santa Catarina é responsável por cerca de 30% da produção nacional de pepino para conserva. Fatores climáticos e características de solo contribuem para colocar o Estado em posição de destaque nessa cadeia produtiva. “O incentivo tecnológico e os aprimoramentos técnicos colocam a produção de pepino num patamar essencial para alavancar a agricultura familiar e industrializada”, acrescenta Euclides Schallenberger, gerente da Epagri/Estação Experimental de Itajaí (EEI).

Foi o conhecimento técnico que a Epagri levou para o 2º Fórum Brasileiro de produção de pepino para conservas, realizado no dia 14 de maio em Indaial, no Médio Vale do Itajaí. Em um estande, a empresa mostrou alguns trabalhos da Estação Experimental na área de hortaliças e, principalmente, sobre sistema de produção de pepino.

O pesquisador Rafael Ricardo Cantú apresentou a palestra técnica “Pepino para conserva: crescimento, produção e absorção dos nutrientes em cultivo protegido”. Ele mostrou os resultados das pesquisas realizadas pela EEI na área de produção, nutrição e manejo da cultura em abrigos de cultivo.

O evento foi promovido pela AgroGirassol em uma região que concentra a maior parte da produção e das agroindústrias de pepino de Santa Catarina. Participaram do fórum agricultores, técnicos e representantes de agroindústrias de conservas de todo o Brasil.

O evento contou com palestras de professores universitários, empresas ligadas ao setor de insumos para produção e industrialização de pepino, especialistas na área contábil e tributária e engenheiros-agrônomos da Cidasc e da Epagri. Esses profissionais, técnicos e especialistas dividiram as experiências para garantir um alimento saboroso, com qualidade e rentabilidade.